Em um especial “Top 5 Ídolos”, confira os cinco maiores ídolos da história do Fluminense.
5 – Telê Santana
Ídolo como treinador e como jogador. Tem em seu currículo como atleta 559 jogos e 163 gols com a camisa do Fluminense. Dessa forma, um dos maiores artilheiros da história do clube, Telê Santana honrou a camisa do Flu durante quase uma década. Além disso, conseguiu marcas expressivas, como se tornar o terceiro jogador que mais atuou e o quinto maior artilheiro da história do clube.
Torcedor declarado, seu amor pelo clube será sempre lembrado. Dentre os principais títulos que conquistou no Tricolor das Laranjeiras, por fim, estão o da Copa Rio de 1952 (equivalente ao Mundial de Clubes a época), Cariocas de 1951 e 1959, além do Rio-São Paulo de 1957 e 1960.
https://twitter.com/FluminenseFC/status/1252688912574791684
4 – Rivellino
Um dos maiores nomes do futebol brasileiro nos anos 70, Rivellino foi o maestro de um dos melhores times da história do Brasil: a “Máquina Tricolor”. Com gols antológicos, como o famoso elástico contra o Vasco, o eterno camisa 10 marcou uma geração de Tricolores e encantou o mundo com vestindo as cores verde, branco e grená.
Entretanto, o craque é um dos maiores jogadores da história do clube. Ele defendeu o Tricolor de 1975 a 1978, período no qual fez 159 jogos, marcou 57 gols e foi bicampeão carioca (1975 e 1976). Ganhou títulos pelo clube e chegou a ser convidado para jogar no Real Madrid, da Espanha.
3 – Assis
‘Recordar é viver, Assis acabou com você’. Assis disputou 177 partidas pelo Fluminense e fez 54 gols, entre 1983 e 1987, ao lado do companheiro de ataque, Washington, formaram o Casal 20. Foi peça fundamental na conquista do tricampeonato carioca e do Campeonato Brasileiro de 1984. Contudo, os gols decisivos contra o maior rival tricolor eternizaram o seu nome na história e, por conta disso, conquistou a arquibancada.
Decidiu dois campeonatos cariocas, marcando gols em finais contra o Flamengo. Dessa maneira, ganhou o apelido de “Carrasco do Flamengo” e passou a ser saudado pela torcida tricolor com o refrão.
2 – Fred
Maior referência dos tricolores no século e um dos maiores artilheiros da história do clube, o camisa nove, por sua vez, marcou uma geração. Assim, passou nova anos jogando pelo Fluminense, divididos em duas passagens, no qual foi considerado ídolo pelo clube e pela torcida. Em suma, Fred foi considerado o principal jogador que deu origem ao “Time de Guerreiros”, que começou em 2009.
Além disso, o centroavante foi fundamental numa importante reviravolta da história tricolor e determinante na arrancada contra o rebaixamento em 2009 e o bicampeonato nacional em 2010 e 2012. “Nunca vi torcida igual ou parecida. Nem no Brasil, nem em qualquer outro lugar do mundo.”
https://www.youtube.com/watch?v=dYIym6RFxpE&pp=ygUPZnJlZCBmbHVtaW5lbnNl
1 – Castilho
Castilho é o jogador que mais vezes entrou em campo pela equipe do Fluminense, Além disso, está na história do clube como um goleiro “milagreiro”, que defesas quase impossíveis. O São Castilho, como a torcida tricolor o chama, é um exemplo de amor à camisa.
Ademais, faz parte de inúmeras conquistas importantes na história do clube e da Amarelinha. O arqueiro esteve no bicampeonato mundial da Seleção Brasileira em 1958 e 1962. Entretanto, nada supera o episódio de quando amputou parte do dedo mindinho para poder voltar mais rápido aos gramados e, dessa forma, defender a meta do Fluminense.
Por fim, o clube das Laranjeiras nomeou seu CT de Carlos José Castilho em homenagem ao ídolo.