O ano de 2023 está sendo marcado por diversos resultados surpreendentes nos estaduais espalhados pelo Brasil. Só para início de conversa, a final do Paulistão deste ano será entre Palmeiras e Água Santa.
Um confronto entre um time do interior e um clube da capital paulista em uma final de estadual não ocorria desde 2017, quando Corinthians e Ponte Preta fizeram a grande decisão e o Timão levou a melhor.
Fato é que nunca houve no Brasil tantas “zebras” como nos estaduais em 2023. O período de pré-temporada maior para os clubes devido à Copa do Mundo no final do ano passado pouco adiantou para a preparação dos times grandes, já que boa parte ficou pelo caminho e sequer chegaram as fases finais em suas respectivas competições.
Índice
- 1 Confira abaixo o Top 10 zebras dos estaduais em 2023
- 1.1 10º lugar: Coritiba eliminado para o Cascavel no Paranaense
- 1.2 9º lugar: Vitória eliminado no Campeonato Baiano e Itabuna nas semifinais
- 1.3 8º lugar: Eliminação do Santos na primeira fase do Paulistão
- 1.4 7º lugar: Vitória do Athletic sobre o Atlético-MG
- 1.5 6º lugar: Vitória do Volta Redonda sobre o Fluminense
- 1.6 5º lugar: Eliminação do Botafogo no Cariocão
- 1.7 4º lugar: Derrota do Grêmio para o Ypiranga
- 1.8 3º lugar: Eliminação do São Paulo nas quartas do Paulistão
- 1.9 2º lugar: Classificação do Água Santa para a final do Paulistão
- 1.10 1º lugar: Corinthians eliminado para o Ituano no Campeonato Paulista
Confira abaixo o Top 10 zebras dos estaduais em 2023
10º lugar: Coritiba eliminado para o Cascavel no Paranaense
Nosso Top 10 começa com o Coxa Branca, que foi eliminado logo nas quartas de final do Campeonato Paranaense para o time do Cascavel. A equipe comandada por António Oliveira sucumbiu diante da Serpente após perder a primeira partida fora de casa pelo placar de 3 a 1 e no jogo de volta empatar sem gols no Estádio Couto Pereira.
Na primeira fase o Coritiba foi o segundo colocado geral, atrás somente do Athletico Paranaense, porém, nem a vantagem de jogar diante do seu torcedor na partida de volta evitou que o Coxa fosse eliminado para o Cascavel, que está na Série D do Campeonato Brasileiro.
9º lugar: Vitória eliminado no Campeonato Baiano e Itabuna nas semifinais
Na Boa Terra, é comum que o título estadual fique entre Bahia e Vitória-BA (apesar do bi-campeonato recente do Atlético Alagoinhas). Porém, em 2023, o Leão Baiano sequer chegou às semifinais da competição e fica na nona posição do Top 10.
O Rubro Negro não está em uma boa fase nesta temporada e na primeira parte do campeonato estadual terminou apenas na sexta colocação com 12 pontos ganhos e viu times de muito menos expressão, como o Itabuna, se classificarem para o mata-mata.
E falando no Dragão do Sul, o time do interior baiano surpreendeu muito. Na última rodada da fase classificatória, goleou o Bahia por 4 x 0 e na primeira partida da semifinal voltou a vencer o Tricolor por 1 a 0, mas na volta acabou eliminado após derrota por 4 x 1.
8º lugar: Eliminação do Santos na primeira fase do Paulistão
Embora seja um time limitado e candidato ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2023, o Santos é um time grande e a expectativa é sempre de que o clube pelo menos avance para a segunda fase do Paulistão, e por isso, a eliminação precoce do Peixe tem lugar no nosso Top 10.
Com a chegada do meio-campista à Vila Belmiro, o time até que se recuperou após um início muito ruim, entretanto, na última rodada da fase de classificação, o time foi dominado e derrotado pelo Ituano pelo placar de 3 x 0 e perdeu todas as suas chances de continuar no estadual.
7º lugar: Vitória do Athletic sobre o Atlético-MG
Nas semifinais do Campeonato Mineiro o até então desconhecido Athletic, da pequena cidade de São João Del Rei aprontou pra cima do badalado Atlético Mineiro e quase eliminou o Galo da disputa da final do estadual.
No jogo de ida, sob forte calor e muita polêmica, o Guerreiro venceu o Galo pelo placar de 1 x 0, gol de pênalti marcado por Jonathan aos 49 minutos do segundo tempo.
Entretanto, nem a premiação de 100 mil reais prometida pelo prefeito da cidade de São João Del Rei, Nivaldo de Andrade, foi o suficiente para o Guerreiro avançar à final. O time perdeu no Mineirão pelo mesmo placar do jogo de ida, e como o Atlético Mineiro tinha a vantagem de dois resultados iguais, o placar mínimo foi o suficiente para o Galo eliminar o Athletic.
6º lugar: Vitória do Volta Redonda sobre o Fluminense
No sexto lugar do nosso Top 10, aparece o Voltaço, que deixou o Botafogo para trás e se classificou para às semifinais do Campeonato Carioca, mais do que isso, no jogo de ida diante do Fluminense, o Volta Redonda venceu pelo placar de 2 x 1 no Estádio Raulino de Oliveira e levou importante vantagem para o jogo da volta no Maracanã.
Porém, em uma tarde inspirada de Germán Cano, que marcou nada mais, nada menos do que quatro gols, o Fluzão devolveu a derrota para o Volta Redonda com juros e correção monetária, aplicando um sonoro 7 x 0 na volta e se classificando para a final.
Mas vale ressaltar que a vitória na primeira partida foi muito comemorada, tendo em vista a posição atual dos dois times dentro do cenário nacional.
5º lugar: Eliminação do Botafogo no Cariocão
Seguindo no Rio de Janeiro, temos a eliminação do Botafogo no Campeonato Carioca, o time de Luis Castro e Jhon Textor ficou na quinta posição, atrás do Volta Redonda e não conseguiu avançar para às semifinais da competição.
Com uma campanha de seis vitórias, um empate e quatro derrotas, uma delas para o fraquíssimo Audax Rio, o Glorioso não chegou nem perto das finais do estadual em 2023.
4º lugar: Derrota do Grêmio para o Ypiranga
Do Rio de Janeiro, vamos agora viajar para o Rio Grande do Sul, mais precisamente para a cidade de Erechim, onde pela primeira partida da semifinal do Campeonato Gaúcho, o Grêmio de Suárez e companhia foi derrotado para o Ypiranga, de virada, pelo placar de 2 x 1.
A segunda partida acontece no próximo final de semana e temos a possibilidade de ver mais um clube grande do Brasil, fora de algum estadual. O Canarinho está em vantagem e, em caso de empate, se classifica para a grande decisão, desbancando uma das melhores equipes do país em 2023.
3º lugar: Eliminação do São Paulo nas quartas do Paulistão
Chegamos ao pódio do nosso Top 10, e levando a medalha de bronze temos o Água Santa, time que conquistou sua classificação para a Série D do Brasileirão em 2024 e que eliminou o São Paulo nas quartas de final do Campeonato Paulista.
O time de Diadema, no ABC Paulista, ficou na segunda colocação do Grupo B da primeira fase do Paulistão com 23 pontos ganhos e se credenciou a enfrentar o Tricolor Paulista.
Após empate sem gols no tempo normal, o Netuno levou a melhor nos pênaltis e avançou na competição.
2º lugar: Classificação do Água Santa para a final do Paulistão
E levando a medalha de prata, seguimos com o Água Santa, que vem surpreendendo a tudo e todos que acompanham o Paulistão. O Netuno superou o Red Bull Bragantino, mais um time que está na Série A do Brasileiro, em nova disputa de pênaltis, após empate em 1 x 1 no tempo normal e se classificou pela primeira vez em sua história para a final do Paulistão.
Vale ressaltar que o time treinado por Tiago Carpini tem um investimento muito menor que os seus dois últimos adversários na fase eliminatória do Campeonato Paulista. Para se ter uma ideia, a folha salarial do time gira em torno de R$800 mil reais, valor significativamente mais baixo que a folha do São Paulo.
1º lugar: Corinthians eliminado para o Ituano no Campeonato Paulista
Nosso primeiro lugar deste Top 10 não poderia ser outro resultado se não a eliminação do Corinthians para o Ituano na fase quartas de final do Campeonato Paulista. Isso porque, o Ituano, que lutava contra o rebaixamento no estadual, conseguiu se classificar após bater o Santos na última rodada e veio até a Neo Química Arena como franco atirador.
Com um futebol muito competitivo e de forte marcação, o time de Gilmar Dal Pozzo conseguiu neutralizar as principais ações ofensivas do Timão e ainda saiu na frente com um lindo chute de Raí Ramos.
O Corinthians ainda conseguiu empatar com Paulinho, mas a decisão foi para as penalidades máximas. O Galo de Itu levou a melhor vencendo por 7 x 6 e tirou um dos favoritos ao título do Paulistão.
Foto destaque: Instagram/Ituano