Com muita emoção, o Atlético-GO conquistou o Goiano, no último domingo (9), e chegou ao 17º estadual em sua história. O Dragão ultrapassou o rival Vila Nova, com 16 títulos, e igualou-se ao Goiânia. A taça levantou a questão, o clube rubro-negro tornou-se maior que o Tigre?
A história recente dos clubes pende ao lado do Dragão. Neste século, desde 2001, o Vila Nova venceu apenas dois estaduais (2001 e 2005), tendo um tabu de 18 anos sem conquistar o Goiano. Por outro lado, o Atlético levou a taça oito vezes.
No recorte Copa do Brasil, o Vila tem mais participações (19), mas sua melhor campanha alcançou apenas as oitavas de final, em 1998, quando foi eliminado pelo Vasco da Gama. Por outro lado, com duas participações a menos, o Atlético-GO já foi semifinalista em 2010, em que acabou derrotado pelo Vitória. O Rubro-Negro ainda alcançou as quartas ano passado, venceu o jogo de ida do Corinthians, mas foi goleado na volta, por 4 x 1.
Por Brasileirão, o Atlético participou 10 vezes do torneio, sendo sua melhor campanha em 2021, quando ficou em 9º e se classificou pela segunda vez à Copa Sul-Americana. O Vila Nova possui quatro participações, todas na década de 80. A melhor aconteceu em 1981, em que 44 times disputaram e o Tigre terminou na 25ª colocação.
No cenário internacional, o Dragão também leva vantagem. São duas participações consecutivas na Copa Sul-Americana, em 2021 e 2022, sendo a última com uma semifinal, onde eliminou o gigante Nacional, do Uruguai, e terminou derrotado pelo São Paulo mesmo vencendo a ida por 3 x 1 (sofreu 2 x 0 no Morumbi e perdeu nos pênaltis por 4 x 2).
A única campanha fora do Brasil do Vila Nova foi em 1999 pela extinta Copa Conmebol. Na ocasião, o Tigre perdeu para o CSA ainda na primeira fase, que terminaria como vice-campeão para o Talleres, da Argentina.
Veja comparativo entre títulos dos clubes:
- Campeonato Goiano: Atlético-GO 17 x 16 Vila Nova
- Segunda divisão do Goiano: Vila Nova 2 x 1 Atlético-GO
- Campeonato Brasileiro Série B: Atlético-GO 1 x 0 Vila Nova
- Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova 3 x 2 Atlético-GO





