Conhecido por seus levantamentos que apontam os melhores atletas do futebol mundial, o Observatório de Futebol do Centro Internacional de estudos de Esportes (CIES, na sigla em inglês) divulgou quem são os melhores dribladores jovens no último ano, e o Santos, clube brasileiro conhecido por sua categoria de base, está representado.
O ponta Ângelo, de apenas 18 anos, está em segundo no ranking com um drible bem-sucedido a cada 13 minutos e 56 segundos, tendo acerto de 64,2% nas tentativas. Números melhores do que o líder no quesito, Vinicius Júnior, que a cada 15 minutos e 32 segundos realiza uma finta certa, com taxa de acerto em 50,3%. Por ser do Real Madrid, da Espanha, e jogar no mais alto nível de futebol, o ponta esquerda da Seleção Brasileira aparece à frente da joia santista.
Jamal Musiala, do Bayern de Munique, da Alemanha, fecha o pódio.
https://twitter.com/futebol_info/status/1653755611568381956
No recorte dos 15 melhores, o Brasil ainda tem mais três representantes. Rodrygo, companheiro de Vini no Real, está em 5º com um drible certo a cada 25 minutos e 42 segundos e 61.1% de aproveitamento. Logo atrás do Rayo está Luiz Henrique, ex-Fluminense e atualmente no Betis, da Espanha, que completa fintas a cada 21 minutos e 41 segundos, com taxa de acerto de 60.5%
Por fim, Gabriel Martinelli, ex-jogador do Ituano e atleta do líder da Premier League, o Arsenal, da Inglaterra, está em 14º com um drible bem sucedido a cada 29 minutos e 10 segundos, acerto de 55.3%.
Vale destacar que dentre os 100 jogadores listados pelo CIES, Ângelo é o segundo mais jovem, atrás apenas do argentino Facundo Buonanotte, do Brighton, da Inglaterra, que nasceu em 23 de dezembro de 2004, dois dias depois do jogador do Santos.
O ranking levou em consideração apenas jogadores que ainda não completaram 23 anos e jogaram pelo menos 1500 minutos no campeonato nacional de seu clube.
Veja o top-15 jogadores jovens mais dribladores no último ano:
- Vinicius Júnior – Real Madrid
- Ângelo – Santos
- Jamal Musiala – Bayern de Munique
- Mohammed Kudus – Ajax, da Holanda
- Rodrygo – Real Madrid
- Luiz Henrique – Betis
- Khvicha Kvaratskhelia – Napoli, da Itália
- Facundo Buonanotte – Brighton
- Nico Williams – Athletic Bilbao, da Espanha
- Phil Foden – Manchester City, da Inglaterra
- Vicente Taborda – Platense, do Argentina
- Cristian Olivera – Boston River, do Uruguai
- Michael Olise – Crystal Palace, da Inglaterra
- Gabriel Martinelli – Arsenal
- Yeremi Pino – Villarreal, da Espanha