Líder com Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento, o Botafogo venceu de novo na noite da última quinta-feira (11). No Estádio Nilton Santos, o Glorioso dominou o Corinthians e superou os paulistas por 3 x 0 com dois gols do centroavante Tiquinho Soares, grande nome do clube em 2023.
As duas bolas nas redes deixaram Tiquinho isolado na artilharia desta edição do Brasileirão com cinco gols e também como garçom, com duas assistências, empatados com outros jogadores. Com isso, é o atleta com mais participações em tentos na competição.
Pegando como recorte jogos do Brasileirão desde sua estreia pelo Botafogo, em 4 de setembro de 2022, Tiquinho brilha e deixa para trás em algumas estatísticas ofensivas grandes centroavantes do futebol brasileiro, como Germán Cano, do Fluminense, e a dupla do Flamengo, Gabriel Barbosa e Pedro.
Segundo o SofaScore, aplicativo de números do futebol, dentre os centroavantes no Brasileirão e desde sua estreia, o atleta do Glorioso é quem mais participou de gols com 15 (11 gols e quatro assistências) e o atacante que mais deu assistências com quatro. Tiquinho Soares ainda é o que mais sofreu faltas (46), ganhou duelos (132) e teve ações com a bola (796).
Mostrando poder nos duelos mano a mano, o centroavante do Fogão acertou 27 dribles, maior número na sua posição desde sua estreia, além de ter recuperado 62 bolas, também líder entre jogadores do seu setor.
https://twitter.com/SofascoreBR/status/1657015267422076935
Na temporada, o atacante é o artilheiro do Botafogo com 14 bolas nas redes e líder em assistências com quatro passes para gols.
Até o Fogão, Tiquinho Soares tinha brilhado no futebol apenas na Europa. Apesar de atuar no Brasil até 2014, nunca teve oportunidades em equipes maiores e passou por times de seu estado natal, a Paraíba, além do Pelotas–RS e América–RN.
O Porto, de Portugal, foi o time que mais defendeu: 140 jogos, marcando 65 gols e distribuindo 18 assistências. Por lá, venceu duas vezes o Campeonato Português, além da Supercopa e a Copa local. Ainda no “país irmão” do Brasil, Tiquinho passou por Nacional e Vitória de Guimarães.
Após o Porto, o atacante ainda jogou pelo futebol chinês e grego antes de retornar ao Brasil.
Tiquinho Soares e o líder Botafogo voltam aos gramados no próximo domingo (14), fora de casa, contra o Goiás, às 18h30 (horário de Brasília), em busca da manutenção da ponta do Brasileirão, onde somam 15 pontos, dois a mais que o segundo colocado Palmeiras.





