O Botafogo venceu o “Clássico da Rivalidade” na tarde deste domingo (30). Os comandados pelo português Luís Castro superaram o rival Flamengo por 3 x 2 com muita ajuda de um jogador. Tiquinho Soares, autor de dois gols, foi o grande destaque da partida e é o artilheiro do Glorioso na temporada de 2023.
Tiquinho abriu o placar de pênalti com meia hora de partida. Depois, quando o jogo estava 2 x 1, o Flamengo pressionava e o Fogão estava com um a menos, o centroavante alvinegro apareceu na área para concluir cruzamento de Tchê Tchê e chegar ao 12º gol na temporada.
Os tentos deixam Tiquinho Soares na liderança da artilharia do Brasileirão ao lado de Moisés, do Fortaleza. Por outras competições, o atacante do Botafogo marcou quatro no Carioca, três na Copa do Brasil e dois na Copa Sul-Americana.
Nos últimos 10 jogos, Tiquinho balançou as redes nove vezes e deu três assistências.
O jogador ainda é o líder em assistências em 2023 com quatro passes para gols do Botafogo.
Com 32 anos, o atacante chegou ao Botafogo em agosto de 2022 e teve papel essencial no bom segundo turno do Glorioso no Brasileirão. Foram 14 partidas nesse final do campeonato, com seis gols marcados, sendo o pesadelo aos goleiros adversários por finalizar muito: 3,4 a cada jogo, sendo 1,5 no gol em média.
Também era importante ao sair da referência do ataque e participar das jogadas. Com isso, deu duas assistências e um passe decisivo a cada dois jogos.
É ELEEEE! TIQUINHO SOARES É *&#@ pic.twitter.com/oEayxfSzQN
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 30, 2023
Até o Fogão, Tiquinho Soares tinha brilhado no futebol apenas na Europa. Apesar de atuar no Brasil até 2014, nunca teve oportunidades em equipes maiores e passou por times de seu estado natal, a Paraíba, além do Pelotas–RS e América–RN.
O Porto, de Portugal, foi o time que mais defendeu: 140 jogos, marcando 65 gols e distribuindo 18 assistências. Por lá, venceu duas vezes o Campeonato Português, além da Supercopa e a Copa local. Ainda no “país irmão” do Brasil, Tiquinho passou por Nacional e Vitória de Guimarães.
Após o Porto, o atacante ainda jogou pelo futebol chinês e grego antes de retornar ao Brasil.