Na altitude de 3600 metros do Estadio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, o The Strongest surpreendeu o River Plate e venceu, por 3 x 1, na estreia da Copa Libertadores 2023. A partida desta terça-feira (4) foi válida pelo grupo D.
Índice
Assista aos melhores momentos de The Strongest x River Plate
1º tempo: efetivo, Triverio brilha em 45 minutos
Jogando na altitude, o River Plate foi inteligente ao controlar o jogo com a bola e ainda criar boas chances nos momentos iniciais. A primeira oportunidade chegou com um minuto e 30 segundos, Guillermo Viscarra fez uma linda defesa em cabeceio do zagueiro Paulo Días após boa cobrança de falta de Augustín Palavecino. Na sequência, o primeiro escanteio dos visitantes veio em finalização de Rodrigo Alientro, dessa vez em jogada pela direita do ataque, que exigiu outra intervenção do goleiro do The Strongest.
Os argentinos seguiram com a posse, enquanto o Tigre Boliviano apostava no contragolpe, sem efetividade. Até que aos 20′, Enrique Triverio invadiu a área após bom passe em profundidade e foi derrutado pelo goleiro Armani, pênalti marcado. O próprio centroavante que sofreu a penalidade, Triverio, converteu a cobrança e marcou o primeiro gol da fase de grupos da Libertadores 2023.
Logo na sequência, com a cabeçe quente, Enzo Pérez cometeu uma falta forte em Jeyson Chura e recebeu cartão amarelo. Desligado, o River Plate errou na saída aos 35 minutos e permitiu o segundo dos donos da casa. Luciano Ursino recebeu pela direita do ataque e tocou para o meio. O meia Michael Ortega deu um lindo corta-luz e deixou tranquilo para Triverio chutar colocado e marcar seu segundo na noite.
A única reposta do River chegou nos pés de Palavecino, que tentou surpreender o goleiro Viscarra com chute de longe, sem efetividade.
2º tempo: River reage tarde, e bolivianos levam os três pontos
Para etapa final, o River voltou novamente desatento, e o The Strongest não perdoou. Escanteio pelo lado direito, Jaime Arrascaita desviou na primeira trave e Gonzalo Castilo apareceu na segunda para concluir às redes. Para responder, o técnico Martín Demichelis colocou Nacho Fernandez, ex-Atlético-MG, e Santiago Simón.
As alterações demoraram, mas deram o efeito necessário. Beltrán garantiu uma penalidade e ele mesmo converteu para diminuir o placar. Buscando ir ainda mais para cima, Borja entrou e o River ficou com dois centroavantes para buscar o empate. Porém, quem chegou mais perto do gol foi o The Strongest, quando faltando menos de 15 minutos para o fim, Triverio quase fez o terceiro em finalização já dentro da área, mas Marcelo Herrerra tirou em cima da linha.
O River Plate até tentou uma pressão no final da partida, porém sem efeito no placar.
https://twitter.com/RiverPlate/status/1643402386520563713
The Strongest x River Plate – E agora?
Pelo Campeonato Boliviano, o The Strongest enfrenta o Royal Pari, fora de casa, no sábado (8). Já o River visita o Huracán no domingo (9) pelo Argentino.
O time da Bolívia retorna na Libertadores viajando para o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense no dia 19 de abril. No dia seguinte, a equipe de Buenos Aires recebe o Sporting Cristal, do Peru, treinado pelo técnico brasileiro Tiago Nunes.
Foto destaque: divulgação/River Plate