Inegavelmente, Paulo Autuori é um dos maiores nomes de treinadores brasileiros quando o assunto é Libertadores. O carioca de 66 anos é um dos quatro profissionais que conquistou duas edições da competição por diferentes times (Cruzeiro, em 1997, e São Paulo, em 2005, quando venceu também o Mundial de Clubes), junto de Luiz Felipe Scolari (Grêmio e Palmeiras), Carlos Bianchi (Boca Juniors e Vélez Sarsfield) e Edgardo Bauza (por San Lorenzo e LDU).
Atualmente, Autuori comanda o Atlético Nacional de Medellin, da Colômbia, e busca aumentar se tornar o único a atingir “La Glória Eterna” por três escudos diferentes. No comando do Los Verdolagas desde outubro do ano passado, o brasileiro aparece entre os favoritos para conquistar o que seria o tricampeonato também para o clube.
Segundo levantamento da Betfair, casa de apostas e especialista em análise de dados, o Atlético Nacional-COL aparece como 8º, junto com Athletico-PR e Racing-ARG, no ranking de favoritos para o título da Libertadores 2023.
Confira abaixo o Ranking Betfair de favoritos ao título da Libertadores 2023
- Flamengo – 17% (odd de 4.5)
- Palmeiras – 14% (5.5)
- River Plate (ARG) – 12% (6.5)
- Atlético-MG – 8% (10.0)
- Boca Juniors (ARG) e Corinthians – 6% (13.0)
- Fluminense – 5% (15.0)
- Internacional – 4% (21.0)
- Athletico-PR, Atlético Nacional Medellin (COL), Racing (ARG), – 3% (26.0)
Em outubro de 2022, quando foi anunciado pelo Atlético Nacional-COL, o treinador explicou a motivação de retornar à beira dos gramados, depois de dois anos exercendo a função de diretor de futebol. Em entrevista ao site do Internacional, último clube em que Paulo Autuori trabalhou, ele agradeceu ao Colorado e falou sobre a vontade de trabalhar fora do Brasil.
“Houve o contato há algumas semanas por parte do Atlético Nacional e, desde o primeiro momento, tratei de manter o presidente do Inter informado. Desde que comecei na função, sempre deixei claro que só voltaria ao cargo de treinador em caso de projetos fora do Brasil, e foi o que acabou acontecendo no caso do Nacional, um clube que conheço e onde já trabalhei“, disse.
Esta é a segunda passagem do técnico brasileiro no comando do Atlético Nacional-COL. Paulo Autuori já havia trabalhado na Colômbia entre 2018 e 2019, onde comandou o time por 29 partidas, sendo nove vitórias, 11 empates e nove derrotas. Naquela oportunidade, El Verde y Blanco caiu para o Libertad-PAR na 3ª fase da Libertadores e sequer chegou a disputar a fase de grupos da competição. Desde o retorno ao clube colombiano em 2022, o treinador ganhou um título: a Supercopa da Colômbia, conquistado contra o Deportivo Pereira, que também está disputando esta edição da Liberta. Na sua estreia este ano, Autuori venceu o Patronato-ARG, em casa, pelo placar de 2 x 1, e é o líder do grupo H.