No próximo domingo (18) acontece a final da Copa do Mundo entre Argentina e França. O duelo marca a 11ª final entre sul-americanos e europeus em mundiais, as maiores potências do futebol de seleções. Veja quais foram os confrontos, quem venceu e qual o continente leva vantagem nas 10 decisões que já aconteceram até aqui.
No total, os sul-americanos têm nove títulos somados de Copa do Mundo, somando os três países que já venceram o mundial. São dois títulos para Uruguai e Argentina e mais cinco títulos para o Brasil. Na disputa contra europeus, os uruguaios ficam de fora, já que seus dois títulos foram sobre os vizinhos de continente, em 1930 sobre a Argentina e 1950 sobre o Brasil.
Já o lado europeu possui mais títulos para o continente, são 12 no total, com cinco campeões diferentes. No velho continente, Espanha e Inglaterra têm um cada; a França tem dois títulos; enquanto Itália e Alemanha venceram quatro Copas cada, fechando a lista de títulos. As duas seleções que venceram apenas uma, nunca passaram por sul-americanos, assim como a Itália em seus quatro títulos.
Índice
Sul-americanos x Europeus: quem venceu mais finais de Copa do Mundo?
Ao todo, são 10 finais de Copa do Mundo, disputadas entre sul-americanos e europeus. Mas afinal, qual continente leva vantagem nessa batalha? Mesmo com menos títulos na história, as seleções da América do Sul está em larga vantagem, em relação às seleções do velho continente. Até domingo (18), são sete vitórias para as seleções da Conmebol, contra apenas três para as da UEFA.
Brasil venceu cinco europeus em seus cinco títulos
O maior carrasco das equipes europeias é também o maior campeão mundial, o Brasil. O primeiro título foi em cima da Suécia, em 1958; quatro anos depois, a vítima foi a extinta Tchecoslováquia; em 1970, a nossa seleção passou pela Itália, de goleada, 4 x 1; 24 anos depois, o tetracampeonato foi novamente sobre os italianos; por último, em 2002, o penta, dessa vez vencendo a Alemanha.
Argentina tem dois títulos mundiais, dois sobre europeus
Todas as vezes que a Argentina se sagrou campeã da Copa do Mundo, um europeu terminou em segundo. Na Copa de 1978, jogando em casa, os argentinos venceram a Holanda, que nunca venceu um mundial; em 1986, sob o comando de Maradona, os hermanos foram campeões sobre a antiga Alemanha Ocidental, levantando o bicampeonato, mais uma vez, sobre uma equipe europeia.
Do lado europeu, são apenas três títulos contra sul-americanos, dois para a Alemanha e um para a França. A seleção alemã venceu duas vezes a Argentina, em 1990, enquanto ainda era dividida, a Alemanha ocidental deu o troco nos argentinos, depois venceu a mesma seleção, agora em 2014, após o massacre sobre a seleção brasileira nas semifinais. Já a França, venceu apenas uma vez uma seleção de outro continente, foi em 1998, quando atropelou o Brasil por 3 x 0.
Então, caso a Argentina vença no domingo, chega ao seu terceiro título mundial, todos sobre europeus. Além disso, aumenta a diferença dos sul-americanos para os europeus de quatro para cinco títulos. Por outro lado, se a França vencer, chega também ao terceiro campeonato, o segundo sobre países da América do Sul. Nesse casso, das 11 finais passariam a ser quatro para as seleções europeias.