Após pedido da justiça italiana em trazer o caso de estupro feito pelo brasileiro Robinho para a justiça brasileira, o STJ abre possibilidade para que ele possa cumprir a pena no Brasil. Sendo assim, alguns detalhes ainda precisam ser analisados para que isso ocorra.
Além disso, não existe possibilidade do ex-jogador do Milan ser extraditado para cumprir a pena na Itália, já que o Brasil não extradita seus cidadãos em nenhum caso.
Robinho pode ser preso no Brasil
Robinho foi sentenciado a nove anos de prisão por estrupo coletivo. Em 2013, junto de um grupo de amigos, estuprou uma garota que o denunciou junto com os outros envolvidos. Porém, o atleta seguiu sua carreira normalmente, tendo passagem por vários clubes no mundo todo.
Mas, no começo do ano passado, quando teve sua sentença confirmada em definitivo e tendo seu pedido de prisão já feito, o brasileiro veio para o Brasil para não ser preso. Com isso, não tem mais vínculo com nenhum time, onde treina sozinho e muito afastado da mídia, sendo visto em pouquíssimas ocasiões. Além disso, durante esse tempo teve diversos pedidos de extradição feitos pela Itália, sendo todos rejeitados pela justiça brasileira.
https://twitter.com/futebol_info/status/1629081617275752449?s=20
Mas, recentemente o pedido foi diferente, a justiça italiana pediu para o Brasil aceitar o caso e que Robinho pague a pena no país. Sendo assim, o STJ aceitou o pedido e vem dando andamento ao caso, que pode ser formalizada e concluída logo menos. Com isso, Robinho terá que cumprir sua pena de noves anos em solo brasileiro.
Carreira de Robinho
Não há dúvidas de que Robinho é um dos grandes jogadores que o Brasil já teve no futebol. Desde muito novo, sempre foi visto como um craque que tinha muito futuro. Após se formar nas categorias de base do Santos, mostrou todo o seu valor, conquistando vários títulos com a camisa do clube paulista e chamando a atenção do futebol europeu.
Sendo assim, deixou o Santos para jogar no Real Madrid, onde mesmo tendo muitas chances, não fez grandes jogos. Então, foi vendido ao Manchester City, sendo a primeira grande contratação do clube inglês. Porém, ficou apenas uma temporada por lá e acabou sendo emprestado ao Santos, já que não apresentou tudo aquilo que esperava. No Peixe, teve a sua última grande fase, onde ao lado de Neymar encantou o Brasil conquistando um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil.
há 8 anos atrás o Santos era Campeão da Copa do Brasil. Uma campanha incrível dos meninos da vila com show de Neymar, Ganso, Robinho etc. pic.twitter.com/tRocFRx6Th
— O Santos me colocou na depressão (@SomosSantista) August 5, 2018
De julho de 2010 em diante, rodou por vários clubes, tendo passagem pelo Milan, Evergrande da China, e dois clubes da Turquia, o Sivaspoor e o Basaksehir, onde jogou pela última vez em 2020. Ainda foi contratado pelo Santos, mas com os fortes indícios na época que seria preso e com uma forte pressão da torcida, acabou ficando sem clube.
Por fim, no começo deste ano, surgiram rumores de que Robinho poderia jogar por alguma equipe de menor escalão. Porém, nada foi confirmado e o jogador segue sem jogar.
Foto Destaque: Divulgação/Milan