Na manhã desta terça-feira (5), na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, foi realizado o sorteio do chaveamento de mais uma edição do Mundial de Clubes da FIFA. Faltando apenas conhecer o representante sul-americano para fechar as equipes participantes desta temporada, a torcida brasileira já começa a fazer projeções sobre os possíveis adversários no torneio.
Uma das mais animadas foi a do Internacional, que encara o Fluminense em uma das semifinais da Libertadores. O primeiro adversário do campeão da Conmebol sairá do vencedor do jogo de abertura, que será entre Al-Ittihad da Arábia Saudita, time de Romarinho e Benzema, contra o Auckland City, da Nova Zelândia.
O vencedor deste confronto duela diante do Al-Ahly, do Egito, campeão africano, e enfrentou o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes de 2006, vencido pelo Colorado, que bateu o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho por 1 x 0, gol marcado por Adriano Gabiru.
Naquela época, o Internacional era treinado por Abel Braga, e bateu o time egípcio por 2 x 1, gols marcados por Alexandre Pato, e Luiz Adriano. Coincidência ou não, os times poderão se cruzar novamente na semifinal da mesma competição 17 anos depois, o que deixou a torcida gaúcha enlouquecida com a possibilidade.
Al Ahly numa possível semi
Luiz Adriano no bancoDo outro lado da chave: um mexicano e um time que derrotamos na Joan Gamper de 82.
Em que ano estamos https://t.co/MUL6AfI7dO
— Check, o Agenciador (@newellsdanboys) September 5, 2023
Índice
Jovem Luiz Adriano fez a diferença para o Internacional em 2006
Duas promessas se destacaram muito no Internacional, e depois se consagraram no futebol europeu. Alexandre Pato foi jogar no Milan após o título mundial, e Luiz Adriano passou boa parte de sua carreira no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Luiz Adriano voltou, e mesmo que não seja mais o mesmo atacante que conquistou a América, e o Mundo com o Internacional em 2006, as coincidências envolvendo o Colorado, o Al-Ahly e a Copa do Mundo de Clubes, criam na cabeça do supersticioso torcedor gaúcho um cenário perfeito para a realização do sonho do bi-campeonato mundial.
Naquela semifinal, em 2006, o Internacional passou muita dificuldade diante do Al-Ahly. Alexandre Pato abriu o placar para o Colorado, o atacante angolano Flávio empatou para o time egípcio, e já no finalzinho do jogo, Luiz Adriano, de cabeça, manteve o Internacional na competição, e foi importante para a conquista diante do Barcelona.
Luiz Adriano não pode ir embora. pic.twitter.com/tt9ebnSLwb
— INTER RAIZ DOS GURI (@InterRaizguris) September 5, 2023
Pqp vai ser o Ah Ahly na semifinal de novo VAI TER gol do Luiz Adriano https://t.co/CHeLRt0zN7
— Germano (@gege_1909) September 5, 2023
Europeu temido é mais uma coincidência para o Internacional no Mundial
Quer outra coincidência neste cenário entre Internacional e Mundial de Clubes? O campeão europeu da temporada 2005/2006 foi nada mais nada menos do que o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Iniesta, Xavi e era treinado por Frank Rijkaard.
Nenhum especialista ou torcedor em qualquer parte do mundo arriscaria dizer que algum time seria páreo para aquele grande esquadrão. Assim como hoje, o Manchester City é visto como grande “bicho-papão” da edição 2023, e franco favorito a vencer a competição.
Esta é mais uma coincidência que leva o torcedor do Internacional a acreditar que é possível o time chegar ao título da Libertadores, e quem sabe, aumentar a sua quantidade de títulos de destaque, em sua vasta sala de troféus.
Luiz Adriano vai cravar o Al Ahly de novo.
— Uncle Ben Bernanke (@unclebernanke) September 5, 2023
Qual a situação do Internacional na Libertadores?
O time treinado por Eduardo Coudét conseguiu um feito histórico nas quartas de final da Libertadores. O time gaúcho venceu o Bolívar, na altitude de La Paz, pelo placar de 1 x 0 na ida, fato considerado importante pela dificuldade de jogar no local, e em casa, selou a classificação para a semifinal.
Sendo assim, a equipe do Internacional terá como adversário o Fluminense, que superou o Olimpia do Paraguai, vencendo na ida por 2 x 0, no Maracanã, e fora de casa, pelo placar de 3 x 1. O chaveamento garante pelo menos um brasileiro na grande decisão da competição, que acontece no Maracanã.
Do outro lado da chave, o Palmeiras enfrenta o Boca Juniors. O primeiro jogo acontece na Argentina, e a volta será no Allianz Parque. Portanto, existe a real possibilidade de termos u confronto brasileiro na final da Libertadores, assim como em 2020, quando o Verdão bateu o Santos por 1 x 0.
Qual a classificação do Internacional no Campeonato Brasileiro?
Se na Libertadores tudo parece ir bem para o Colorado, no Brasileirão o time faz uma campanha aquém das expectativas. O time gaúcho é apenas o 14º colocado com 26 pontos, mesma pontuação do Corinthians, 13º, e do Cruzeiro, o qual é o 12º.
Sem vencer há dez partidas, o Inter empatou sem gols diante do Goiás na última rodada, e foca todos os seus esforços na temporada para tentar conquistar o título de campeão da América mais uma vez.
Por conta dos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o próximo compromisso do Colorado pelo Campeonato Brasileiro acontece somente no dia 13 de setembro, quarta-feira, diante do São Paulo, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, a bola rola às 21h30 (horário de Brasília).
Próximos jogos do Inter
Internacional x São Paulo – Brasileirão 2023 – Porto Alegre-RS – quarta-feira (13/09), às 21h30 (horário de Brasília);
Athletico-PR x Internacional – Brasileirão 2023 – Curitiba-PR – quinta-feira (21/09), às 19h30 (horário de Brasília);