Fernando Diniz definiu a escalação da Seleção com duas mudanças para enfrentar a Venezuela nesta quinta-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Vinir Jr e Guilherme Arana serão as atrações da equipe na partida. Mas foi uma outra figura que chamou atenção durante o treino desta quarta-feira (11), véspera do jogo.
Neymar pai estava nas arquibancadas da Arena Pantanal e acompanhou a atividade do filho ao lado dos demais companheiros de seleção brasileira. O camisa 10, aliás, acaba de ser pai pela segunda vez. A filha Mavie nasceu na última sexta-feira (6).
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Gramado da Arena Pantanal é motivo de reclamações dos jogadores da Seleção <a href="https://t.co/clUm8ViFXu">pic.twitter.com/clUm8ViFXu</a></p>— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) <a href="https://twitter.com/eduardodeconto/status/1712212483610390946?ref_src=twsrc%5Etfw">October 11, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Índice
Diniz terá Vini Jr pela primeira vez
Diniz repetirá a base da escalação que foi titular em seus dois primeiros jogos pela Seleção – as vitórias sobre Bolívia, por 5 a 1, em Belém, e Peru, por 1 a 0, em Lima. Serão apenas duas alterações na equipe. Uma mudança é forçada devido a muitas lesões na lateral esquerda, e a outra é natural, com o retorno de Vini Jr.
Cortado da última convocação por conta de uma lesão muscular, o atacante fica à disposição do treinador pela primeira vez na Seleção. Vini atuará pela esquerda, posição em que é referência no Real Madrid e em que foi titular na última Copa. Com isso, Rodrygo passa a atuar pela direita, setor ocupado por Raphinha nos jogos contra Bolívia e Peru. O atacante do Barcelona virou desfalque por conta de uma lesão muscular – David Neres é seu substituto.
A outra mudança será na lateral esquerda. O treinador perdeu tanto o titular Renan Lodi, quanto o reserva Caio Henrique por conta de lesões no joelho esquerdo Guilherme Arana e Carlos Augusto são os substitutos na relação de convocados. A tendência é de que o jogador do Atlético-MG seja o titular tanto contra a Venezuela quanto contra o Uruguai.
Escalação provável da Seleção:
Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro, Bruno Guimarães, Rodrygo, Neymar e Vini Jr; Richarlison
Os jogos da Seleção na Data Fifa
A Seleção enfrenta a Venezuela em 12 de outubro, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Depois, no dia 17, o adversário será o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O Brasil lidera as Eliminatórias com seis pontos e 100% de aproveitamento nos dois primeiros jogos.