Nesta última sexta-feira (25), a técnica da Seleção Brasileira Feminina Sub-17, Simone Jatobá, divulgou a lista dos nomes convocados para disputar o Campeonato Sul-Americano da categoria. Desde já, é possível ver nomes de atletas do São Paulo, Ferroviária, Corinthians, Fortaleza, Internacional, Fluminense, Toledo e IMG Academy (EUA).
Índice
Confira a lista de Simone Jatobá:
Por sua vez, a convocação traz os nomes das goleiras Leilane Soares e Eluiza Kavalek, da Ferroviária e São Paulo. A seguir, no setor de defesa as atletas, Luana Gusmão e Luiza Calazans do Fluminense; Yasmin Maciel e Ana Grazyelle da Ferroviária; Amanda Dias e Kedima Gabrielly, do São Paulo; Manuella Olivan do Corinthians; e Maria Augusta do Internacional.
Já o setor do meio-campo traz os seguintes nomes de Ana Carolina Firmino e Ana Julia, do São Paulo; Rebeca Costa do Fortaleza; Lara Dantas do IMG Academy e Gabi Berchon e Duda Calazans do Internacional e Fluminense, respectivamente. E por fim, no setor do ataque estão Ingrid Borges, do Toledo; Rhaissa Silva, Aline Amaro e Natalia Coelho, da Ferroviária; e por último, Ana Flávia e Duda Rodrigues, do São Paulo.
A princípio, a Seleção Brasileira está no Grupo B, ao qual também é cabeça de chave. Juntamente com o Brasil, estão as seleções da Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela. Antes de mais nada, as Seleção Canarinha vai buscar o bicampeonato consecutivo, já que venceu a última edição do torneio em 2019. Apesar disso, esta é a primeira vez que Jatobá vai comandar a seleção no competição já que a edição de 2020 foi cancelada devido a pandemia de Covid-19.
Como funciona o Sul-Americano Feminino Sub-17
De início, dez seleções disputam o campeonato da FIFA. Entretanto, estas são dívidas em dois grupos e se enfrentam dentro de suas próprias chaves. Contudo, ao final de quatro partidas, as duas melhores colocadas de cada grupo seguem para a segunda fase. Assim, nesta etapa as quatro melhores jogam entre si pelo título de Campeã. E ao mesmo tempo mais três vagas no Mundial Feminino da categoria Sub-17, que acontece em outubro na Índia.
Em suma, o torneio na começa nesta terça-feira e vai até o próximo dia 19 do mês. Dessa forma, as partidas acontecem no Estádio Charrúa, em Montevidéu (Uruguai). Por fim, as brasileiras entram em campo na quarta-feira (2) e todos os jogos acontecem às 18h30 (horário de Brasília).
Confira os confrontos da Seleção Brasileira Feminina:
1ª Rodada: Brasil x Argentina – data: 2 de março
2ª Rodada: Brasil x Bolívia – data: 4 de março
3ª Rodada: Brasil x Paraguai – data: 8 de março
4ª Rodada: Brasil x Venezuela – data: 10 de março
Foto de destaque: Divulgação/ Adriano Fontes/ CBF