A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que o técnico Fernando Diniz, do Fluminense, será o técnico interino da Seleção Brasileira até a chegada do italiano Carlo Ancelotti, segundo publicou o GE. O treinador de 49 anos irá se dividir no cargo entre o clube carioca e o Brasil em contrato de seis meses ou um ano, a ser definido por quando o comandante do Real Madrid, da Espanha, irá finalizar seu vínculo.
Apesar de não oficializado, informações da imprensa nacional e internacional apontam que Ancelotti será o técnico do Brasil. Porém, o experiente comandante possui contrato com o time espanhol até junho de 2024, o que inviabiliza a chegada do italiano nesse momento, lacuna que será, aparentemente, preenchida por Diniz.
🚨🚨🚨 URGENTE: Diniz será anunciado como técnico interino da Seleção Brasileira, segundo o @geglobo!
🇧🇷 A CBF chegou a um acordo com o Fluminense para que o treinador concilie os dois trabalhos até Ancelotti assumir.
📝 Contrato será de 6 meses a 1 ano, dependendo da… pic.twitter.com/HlYsEQuVy5
— Footure (@FootureFC) July 4, 2023
Ainda conforme a reportagem do GE, o técnico do Fluminense terá seu primeiro compromisso na data Fifa de setembro para disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, entre os dias 4 e 12, quando a Seleção Brasileira enfrenta a Bolívia, em casa, e o Peru, fora.
Além desses jogos, o calendário aponta mais quatro partidas das eliminatórias contra Venezuela e Uruguai, em outubro, e Argentina e Colômbia, um mês depois. Caso Ancelotti permaneça no clube de Madrid até junho, Diniz teria dois amistosos a serem disputados em março de 2024.
O técnico da Seleção Brasileira sub-20, Ramon Menezes, era quem estava substituindo Tite no selecionado principal desde o final da Copa do Mundo do Catar. Sob o comando do ex-Vasco, foram três amistosos, com derrotas para Marrocos (2 x 1) e Senegal (4 x 2) e uma vitória em cima da Guiné (4 x 1).
Diniz está em má fase no Fluminense
Sob comando de Diniz, o Fluminense começou a temporada de 2023 voando. Com um futebol atraente e de resultado, conseguiu conquistar o Campeonato Carioca em cima do rival Flamengo com goleada por 4 x 1, além de ótimos inícios na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores.
Porém, o aspecto físico do time começou a pesar, com várias lesões, e o desempenho despencou. O Flu caiu na Copa do Brasil e soma apenas duas vitórias nas últimas 12 partidas.