Seleção Brasileira: craque do Fluminense acredita em sucesso de Diniz

Fernando Diniz fará sua estreia pela Seleção Brasileira nesta sexta-feira (8). O Brasil encara a Bolívia pela 1ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

A caminhada da Seleção Brasileira rumo a mais uma Copa do Mundo começa nesta sexta-feira (8). O primeiro compromisso da Canarinho será diante dos bolivianos, no Estádio do Mangueirão, em Belém, no Pará. A bola rola a partir das 21h45 (horário de Brasília).

Se dividindo entre comandar a Seleção Brasileira, e também treinar o time do Fluminense, o técnico Fernando Diniz tem total apoio dos seus comandados no clube carioca nesta nova fase em sua carreira. Um dos líderes e principais referências técnicas do Tricolor, Germán Cano, aposta no sucesso do comandante à frente do time brasileiro.

Para o atacante argentino, o qual é o artilheiro da Libertadores com nove gols, sua desenvoltura e desempenho no time carioca é fruto de um trabalho incessante feito pelo comandante, que consegue extrair o máximo de seus atletas. Para Cano os jogadores da Seleção Brasileira vão aprender e se desenvolver muito com Diniz. Com 77 gols marcados em uma temporada e meia com a camisa do Fluminense, Germán Cano é um dos principais nomes do futebol sul-americano na atualidade.

Fernando Diniz não é o primeiro técnico a dividir atividades como treinador de clube, e da seleção no Brasil

O impasse envolvendo a CBF e o técnico italiano Carlo Ancelotti, que foi o escolhido para substituir Tite após a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, fez o presidente da entidade máxima do futebol no Brasil, Ednaldo Rodrigues a tomar uma decisão rápida, e em um primeiro momento paliativa para preencher a lacuna.

Fernando Diniz, que desde a temporada passada vem se destacando pelo Fluminense, recebeu a missão de treinar o Brasil, devolver a identidade de jogo ofensivo ao time Canarinho, e, ao mesmo tempo, cumprir com suas obrigações como técnico do Tricolor.

Não é comum que o treinador de um clube assuma responsabilidades no comando de uma seleção de um país, principalmente como a do Brasil, que apesar de não estar nos seus melhores momentos no cenário internacional, ainda é a única pentacampeã mundial.

Em contrapartida, esta não seria a primeira vez que um treinador assumiria dupla função no futebol brasileiro. Há 25 anos, Vanderlei Luxemburgo faria o mesmo, treinando o Brasil, e também o Corinthians, logo após a Copa do Mundo da França 1998, quando o Brasil perdeu para os donos da casa na decisão por 3 x 0.

Naquela época, o treinador foi o escolhido pela CBF para conduzir o projeto que tinha como objetivos, conquistar a medalha de ouro olímpica inédita no futebol masculino, e também conduzir o time brasileiro ao título do pentacampeonato mundial.

Como a história mesmo diz, Luxemburgo foi demitido do cargo após a eliminação nas Olimpíadas de Sidnei, em 2000, nas quartas de final para Camarões, pelo placar de 2 x 1.

Torcida brasileira fica na expectativa para acompanhar Fernando Diniz na seleção

Conhecido por montar times compactos, de muita intensidade e plástica na maneira como pratica o futebol, a torcida no Brasil está ansiosa para acompanhar o primeiro compromisso do novo treinador no comando do time Canarinho.

É bem verdade que o adversário desta sexta-feira não é dos mais complicados, afinal, a Bolívia nunca fez páreo para o Brasil jogando em terras tupiniquins, já que os bolivianos nunca venceram a Amarelinha jogando fora de casa, são 12 jogos com dez vitórias brasileiras e dois empates.

Sendo assim, é o adversário considerado ideal para uma estreia, e dependendo do resultado e da forma como o time jogar, poderá rapidamente conquistar o coração da torcida, embalando um trabalho que pode dar muito certo.

https://twitter.com/jv_munhoz_/status/1699057803292512277

Próximos jogos da Seleção Brasileira

Brasil x Bolívia – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 – Estádio Mangueirão, Belém-PA, (08/09/2023 – sexta-feira), 21h45 (horário de Brasília).

Peru x Brasil- Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 – Estádio Nacional de Lima, (12/09/2023 – terça-feira), 23h (horário de Brasília).

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.