A caminhada da Seleção Brasileira rumo a mais uma Copa do Mundo começa nesta sexta-feira (8). O primeiro compromisso da Canarinho será diante dos bolivianos, no Estádio do Mangueirão, em Belém, no Pará. A bola rola a partir das 21h45 (horário de Brasília).
Se dividindo entre comandar a Seleção Brasileira, e também treinar o time do Fluminense, o técnico Fernando Diniz tem total apoio dos seus comandados no clube carioca nesta nova fase em sua carreira. Um dos líderes e principais referências técnicas do Tricolor, Germán Cano, aposta no sucesso do comandante à frente do time brasileiro.
Para o atacante argentino, o qual é o artilheiro da Libertadores com nove gols, sua desenvoltura e desempenho no time carioca é fruto de um trabalho incessante feito pelo comandante, que consegue extrair o máximo de seus atletas. Para Cano os jogadores da Seleção Brasileira vão aprender e se desenvolver muito com Diniz. Com 77 gols marcados em uma temporada e meia com a camisa do Fluminense, Germán Cano é um dos principais nomes do futebol sul-americano na atualidade.
Em entrevista ao Boleiragem, do Sportv, Cano projetou a passagem de Fernando Diniz na Seleção Brasileira:
– Acho que vai dar tudo certo, como está dando no Fluminense. Da minha parte, vamos fazer muita força para que essa passagem pela Seleção ainda seja maior do que já é. O… pic.twitter.com/j9vryGSInN
— Goleada Info (@goleada_info) September 5, 2023
Índice
Fernando Diniz não é o primeiro técnico a dividir atividades como treinador de clube, e da seleção no Brasil
O impasse envolvendo a CBF e o técnico italiano Carlo Ancelotti, que foi o escolhido para substituir Tite após a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, fez o presidente da entidade máxima do futebol no Brasil, Ednaldo Rodrigues a tomar uma decisão rápida, e em um primeiro momento paliativa para preencher a lacuna.
Fernando Diniz, que desde a temporada passada vem se destacando pelo Fluminense, recebeu a missão de treinar o Brasil, devolver a identidade de jogo ofensivo ao time Canarinho, e, ao mesmo tempo, cumprir com suas obrigações como técnico do Tricolor.
Não é comum que o treinador de um clube assuma responsabilidades no comando de uma seleção de um país, principalmente como a do Brasil, que apesar de não estar nos seus melhores momentos no cenário internacional, ainda é a única pentacampeã mundial.
Em contrapartida, esta não seria a primeira vez que um treinador assumiria dupla função no futebol brasileiro. Há 25 anos, Vanderlei Luxemburgo faria o mesmo, treinando o Brasil, e também o Corinthians, logo após a Copa do Mundo da França 1998, quando o Brasil perdeu para os donos da casa na decisão por 3 x 0.
Naquela época, o treinador foi o escolhido pela CBF para conduzir o projeto que tinha como objetivos, conquistar a medalha de ouro olímpica inédita no futebol masculino, e também conduzir o time brasileiro ao título do pentacampeonato mundial.
Como a história mesmo diz, Luxemburgo foi demitido do cargo após a eliminação nas Olimpíadas de Sidnei, em 2000, nas quartas de final para Camarões, pelo placar de 2 x 1.
Torcida brasileira fica na expectativa para acompanhar Fernando Diniz na seleção
Conhecido por montar times compactos, de muita intensidade e plástica na maneira como pratica o futebol, a torcida no Brasil está ansiosa para acompanhar o primeiro compromisso do novo treinador no comando do time Canarinho.
É bem verdade que o adversário desta sexta-feira não é dos mais complicados, afinal, a Bolívia nunca fez páreo para o Brasil jogando em terras tupiniquins, já que os bolivianos nunca venceram a Amarelinha jogando fora de casa, são 12 jogos com dez vitórias brasileiras e dois empates.
Sendo assim, é o adversário considerado ideal para uma estreia, e dependendo do resultado e da forma como o time jogar, poderá rapidamente conquistar o coração da torcida, embalando um trabalho que pode dar muito certo.
https://twitter.com/jv_munhoz_/status/1699057803292512277
Próximos jogos da Seleção Brasileira
Brasil x Bolívia – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 – Estádio Mangueirão, Belém-PA, (08/09/2023 – sexta-feira), 21h45 (horário de Brasília).
Peru x Brasil- Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 – Estádio Nacional de Lima, (12/09/2023 – terça-feira), 23h (horário de Brasília).