São Paulo convida torcedor vítima de racismo para conhecer elenco; veja

Willyans Paulo, de 12 anos, encontrou James Rodríguez, Lucas e Luciano no CT

Willyans Paulo, o torcedor de 12 anos vítima de ataques racistas da torcida do San Lorenzo durante jogo contra o São Paulo, no estádio do Morumbi, ganhou do clube uma visita ao Centro de Treinamento da Barra Funda neste sábado (23). Em imagens divulgadas nas redes sociais do Tricolor, o garoto aparece ao lado dos jogadores James Rodríguez, Lucas e Luciano, além de pousar com a camisa 10 com seu nome.

https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1690424618950049793

Na última quinta-feira (10), durante a partida da Copa Sul-Americana, os torcedores argentinos do San Lorenzo arremessaram uma banana em direção a Willyans. Um homem chamado David Emanuel Benedetto foi flagrado fazendo gestos racistas ao setor em que estava o garoto de 12 anos e está preso preventivamente. Os mesmos atos racistas foram feitos por Matias Ezequiel Ramirez, em um camarote do estádio, que também foi preso.

Antes da partida do São Paulo, a Trivela fez um levantamento dos casos de racismo em competições sul-americanas nesse ano. Foi constatado que 85% dos ataques foram contra clubes do Brasil (12 de 14) em partidas de Corinthians, Santos, Fluminense e Internacional, seja em direção aos jogadores ou torcedores brasileiros.

Torcedores do Newell's Old Boys, que cometeram racismo na partida com o Corinthians na última terça-feira (8), também tinham cometido o mesmo crime no jogo com o Santos. Torcidas de Argentinos Juniors, Libertad, River Plate, Nacional, Audax Italiano, Racing, Cerro Porteño e Carabobo também desferiram ataques aos brasileiros, além de um preparador físico do Universitario.

Fora do Brasil, jogadores de Emelec e Independiente Santa Fé foram alvos de racismo por torcidas de Gimnasia y Esgrima e Huracán, ambos da Argentina.

Para tentar diminuir os recorrentes crimes de ódio, a Conmebol tem apostado na campanha “Basta de Racismo”, que espalha essa mensagem em placas de publicidade e banners nos jogos da Libertadores e da Sul-Americana.

São Paulo enfrenta o Flamengo antes da Copa do Brasil

A visita do garoto Willyans aconteceu horas antes do Tricolor viajar ao Rio de Janeiro para duelo contra o Flamengo, neste domingo (13). Apesar da provável estreia de James Rodríguez, o São Paulo deve poupar boa parte de seus titulares, pois, na próxima quarta-feira (16), recebe o rival Corinthians pela semifinal da Copa do Brasil. Na ida, o Alvinegro venceu por 2 x 1 e tem vantagem do empate. Para avançar, o mandante precisa vencer por dois gols de diferença. Caso a vantagem seja apenas de um gol, a decisão vai aos pênaltis.

Quem sair como vencedor nessa partida enfrenta Flamengo ou Grêmio na final da Copa do Brasil. O Rubro-Negro tem vantagem de 2 x 0.

Caso seja eliminado, o São Paulo ainda tem chance de título em outra copa – no Brasileirão é praticamente impossível, visto que o líder Botafogo tem 18 pontos a mais que o Tricolor, em nono. Na Sul-Americana, o clube do Morumbi duela com a LDU, do Equador, nos dias 24 e 31 de agosto, decidindo em casa uma vaga nas semifinais.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.