São Paulo: Torcida vê com cautela ampliação do Morumbi

Estádio do São Paulo pode ter capacidade ampliada para 80 mil lugares; torcedores pregam precaução por proximidade das eleições

Uma reforma no estádio do Morumbi pode aumentar a capacidade para 80 mil lugares e torná-lo o maior do Brasil, segundo informações do UOL. O plano seria rebaixar o gramado do São Paulo, extinguir a pista de atletismo e aproximar as arquibancadas à beira do campo, com obras a serem iniciadas no início do próximo ano. Mesmo com a possibilidade de tornar seu estádio o “novo” Monumental de Nunez, do River Plate, a torcida tricolor reagiu com cautela nas redes sociais e alguns apontam que as eleições no clube, marcada para o final do ano, é a razão para o vazamento da informação.

Conforme a reportagem, o clube paulista planeja que as obras sejam feitas em parceria com um fundo de investimentos, motivo que também causa reações negativas nos torcedores por discursos anteriores, como na contratação do Daniel Alves, que, supostamente, seria bancada por investidores.

“Mais temido da América”, há também quem se empolgue com a possível reforma do Morumbi

Não existe apenas reações negativas por parte da torcida. Em menor escala, os são-paulinos apontam que a ampliação e a aproximação do campo pode tornar a atmosfera do Morumbi única e, assim, sendo temido pelos adversários.

São Paulo adota discurso de “clube mais popular” com presença da torcida e preços abaixo dos rivais

A informação do possível “novo” Morumbi sai em meio a uma transformação da torcida do São Paulo. Apontada, por anos, como elitizada, a presença no estádio do Tricolor mudou drasticamente nos últimos 10 anos – principalmente, pela má fase do clube dentro de campo, precisando baratear o ingresso para receber o apoio da arquibancada em momentos sensíveis.

Em 2017, ano que o time lutou contra o rebaixamento no Brasileirão, é o que contou com a melhor média de público na história do clube: 34.438 torcedores por jogo. Os dois anos seguintes possuem a segunda e terceira melhor média (31.066 em 2019 e 29.566 em 2018).

A temporada atual tem tudo para bater esse recorde. Nesse momento, em 26 jogos, o Morumbi recebeu, em média, mais de 45 mil torcedores a cada partida. Mais de 1 milhão de pessoas compareceram ao estádio, que receberá mais nove jogos nessa temporada (incluindo a final da Copa do Brasil) e deve ter a melhor média desde a fundação, em 1960.

Com essa presença e um ticket médio baixo comparado aos rivais (R$ 47,02, segundo o Lance!), o clube tem adotado a frase “O Mais Popular” para definir sua situação, alcunha que causa irritação nos colegas paulistas pelo São Paulo ainda ser visto como um time elitizado.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.