O São Paulo viajou até o estado do Ceará para enfrentar o Fortaleza, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo acontece na Arena Castelão nesta quinta-feira, às 20h. Vindo de boa vitória contra o Internacional, o Tricolor Paulista vai em busca de mais uma vitória, para encostar no G6, e quem sabe, dormir entre os líderes da competição. Com sete pontos ganhos, o time do técnico Dorival Júnior é o 7º colocado na tabela de classificação, e caso vença o Leão do Pici, poderá terminar a rodada na zona de classificação para a Libertadores. A tarefa não é nada fácil, já que o Tricolor de Aço é um bom time, e vem de empate, fora de casa, diante do Corinthians, em Itaquera.
O time cearense está na 6ª posição, com um ponto a mais em relação ao São Paulo, e vem em uma sequência positiva de resultados. Ao lado do Palmeiras, e do Botafogo, o time treinador prlo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda é um dos únicos clubes que ainda não foram derrotados no Brasileirão deste ano. Sendo assim, a última derrota do Fortaleza na temporada foi no dia 29 de março, quando foi derrotado pelo maior rival, o Ceará, pelas semifinais da Copa do Nordeste. De lá para cá são 11 jogos, com oito vitórias, incluindo jogos da Copa do Brasil e da Sul-Americana, e três empates.
Inclusive, nos últimos anos o time do Fortaleza tem sido uma verdadeira pedra no sapato do Tricolor Paulista. A última vitória do time são paulino sobre o Leão do Pici foi em 2020, quando ainda treinado por Fernando Diniz, bateu o time cearense pelo placar de 3 x 2, com dois gols de Luciano, e um de Gabriel Sara. Nos jogos seguintes, o Fortaleza venceu três e empatou outros três contra o São Paulo. No ano passado, no Campeonato Brasileiro, o Tricolor Cearense venceu no Morumbi pelo placar de 1 x 0, e empatou em casa em 1 x 1.
São Paulo tem tabu de três anos para tentar quebrar contra o Fortaleza https://t.co/UmYfK6i6uN pic.twitter.com/dnE2i2w7ll
— Torcedores.com (@Torcedorescom) May 10, 2023
Técnico do São Paulo tem marca interessante contra o Fortaleza
Dorival Júnior teve a oportunidade de enfrentar o Fortaleza de Vojvoda em duas oportunidades em 2022, uma treinando o Ceará, e outra treinando o Flamengo, e conseguiu uma vitória e uma derrota. O triunfo veio enquanto era treinador do maior rival do Leão do Pici, e a derrota aconteceu durante sua passagem pelo Mengão, pelo placar de 3 x 2, ambos os jogos aconteceram no Campeonato Brasileiro.
Antes do São Paulo passar por este período de seca diante do Fortaleza, era o Tricolor Paulista que detinha um recorde positivo de sete partidas sem perder para o rival, com quatro vitórias, e três empates. Nos últimos anos, porém, com a reestruturação do time cearense, e os problemas internos vividos pelo clube paulista, os papéis se inverteram, e quem corre atrás de quebrar o jejum é o time são-paulino.