O São Paulo conseguiu reverter a vantagem do San Lorenzo na última quinta-feira (10) e avançou às quartas de final da Copa Sul-Americana com uma vitória de 2 x 0. Além de Luciano e Calleri, exaltados por marcarem os gols do Tricolor, o jovem Rodrigo Nestor, cria da base de Cotia, também teve uma noite marcante no estádio do Morumbi.
Alvo constante de críticas da torcida e, por vezes, vaias no Morumbi, o meia brilhou e foi autor da jogada que resultou no segundo gol, além de dar uma linda assistência a Luciano. Nestor recebeu pela direita do ataque, limpou dois defensores e tocou rasteiro, sem chances para a defesa adversária matar a jogada.
A assistência, somada a grande atuação, rendeu elogios dos torcedores do São Paulo e muitos pedidos de desculpas ao jogador de 23 anos. Veja algumas reações da torcida e até comparações de Nestor com craques mundiais, como Kevin De Bruyne e os ex-jogadores Xavi e Iniesta.
Fila para pedir desculpa pro Nestor pic.twitter.com/VUoUQ27ZPr
— camis (@camila_sanini) August 10, 2023
Fala dele, torcida ingrata
Não merece a melhor base desse país— lipinho dorivalzado 26/45 🇨🇴 (@lf_garcia11) August 11, 2023
— Guh 🎈 (@gustaofx) August 11, 2023
Oushi não sabia que o Xavi estava com a 11 do São Paulo 😍😍
— Lipe Gomes ˢᵖᶠᶜ🇾🇪 (@Mrliiipe) August 11, 2023
Rodrigo Iniesta Nestor 🧙♂️
— Marcos DusBacktrack 🇾🇪 (@marcoskkkjj) August 11, 2023
Cria de cotia é alvo constante de críticas
Conhecida por pegar mais pesado com jogadores das categorias de base, a torcida do São Paulo deu a Rodrigo Nestor apelidos pejorativos por conta de seu físico franzino e suas finalizações pouco efetivas. O meia falou da perseguição de alguns torcedores ao programa Bola da Vez, da ESPN.
“Ninguém gosta de ser vaiado. Talvez eles (torcedores) me escolhem na hora da dificuldade. Se o time não ganha, é culpa do Nestor. Eu também erro e reconheço meus erros, muitas vezes para mim pesa a mão”, afirmou Nestor.
O jovem é cria da consagrada categoria de base de Cotia, de onde saíram Casemiro, Lucas, Antony, Eder Militão, dentre outros. No clube desde os 11 anos, Nestor fez parte de geração vencedora no sub-20 com os títulos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro de Aspirantes, além de ser bicampeão Paulista no sub-17, e também integrou a Seleção Brasileira na base.
https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1689255828748926977
Nestor estreou no profissional em 2020, sob comando de Fernando Diniz. Nesse ano, fez 10 partidas, mas a sua continuidade no time principal veio mesmo com o argentino Hernán Crespo como técnico, que mostrou sua polivalência ao fazer todas as funções no meio-campo em 55 partidas na temporada de 2021 – o jogador no elenco com mais jogos nesse ano.
Com Rogério Ceni, em 2022, jogou ainda mais: 62 vezes, sendo o líder de assistências com 11 passes para gol. Nesse ano, permanece entre os que mais ganham minutos no elenco: foram 39 partidas das 46 possíveis.
Até hoje soma no total 10 gols e 22 assistências em 166 jogos. No período, conquistou o Campeonato Paulista de 2021. O contrato do meia com o clube vai até 2027, apesar dos rumores de um eventual interesse do Zenit, da Rússia.
Próximos jogos do São Paulo
Após garantir uma virada, o Tricolor agora foca em outra. Na próxima quarta-feira (16), recebe o Corinthians no Morumbi pelas semifinais da Copa do Brasil. O rival Alvinegro venceu a ida por 2 x 1 e pode avançar apenas com um empate. O São Paulo precisa vencer por dois gols para jogar a final da competição pela segunda vez na história. Em caso de vitória mínima do mandante, a decisão vai aos pênaltis.
Antes da semifinal, o clube do Morumbi visita o Flamengo neste domingo (13), às 18h30 (horário de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.