São Paulo quer manter marca positiva na Copa do Brasil; entenda

O São Paulo, que foi eliminado de forma precoce no Campeonato Paulista para o surpreendente Água Santa, que se tornou o vice-campeão do Campeonato Paulista no último final de semana, mas que venceu o Tigre, da Argentina, no jogo de estreia na Copa Sul-Americana, vai encarar o Ituano pela terceira fase da Copa do Brasil 2023. Será o primeiro jogo do Tricolor Paulista na competição.

A bola rola no Estádio do Morumbi para o jogo de ida, nesta terça-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília). O São Paulo nunca venceu a Copa do Brasil, faltando somente este título para completar seu vasto cartel de taças importantes, não só no cenário nacional, mas também internacionalmente, já que o Tricolor, é o único time brasileiro que conquistou três títulos do Mundial de Clubes.

Em contrapartida, quando o assunto é Copa do Brasil, parece que a maré vira diante do São Paulo. Porém, nesta terça-feira (11), o time são paulino vai defender uma marca histórica positiva do time na competição. Em 22 participações do Tricolor na Copa do Brasil, somente em duas oportunidades o time foi eliminado em sua fase de estreia.

Há sete anos, em 2016, o São Paulo encarou o Juventude, de Caxias do Sul. Após perder o primeiro jogo, em casa, pelo placar de 2 x 1, o Tricolor Paulista venceu, por 1 x 0, jogando no Rio Grande do Sul, mas por conta do critério dos gols marcados fora de casa, acabou eliminado. Em 2019, mais uma decepção, após duas derrotas, ambas pelo placar de 1 x 0, diante do Bahia.

Sendo assim, o São Paulo quer fazer um bom resultado em casa para jogar de forma tranquila no jogo de volta, em Itu. Porém, o Ituano vem em uma crescente muito grande na temporada, e na fase anterior eliminou o Ceará, nos pênaltis, além disso, o time do interior de São Paulo foi longe no Paulistão, sendo eliminado pelo Palmeiras nas semifinais do estadual.

São Paulo chegou perto de vencer a Copa do Brasil em cinco oportunidades

A campanha mais próxima de um título da Copa do Brasil para o São Paulo foi em 2000. O Tricolor Paulista chegou pela primeira e única vez em sua história a uma final da competição. O adversário foi o Cruzeiro e, após empate sem gols no jogo de ida, no Morumbi, a decisão ficou para o jogo da volta. Marcelinho Paraíba abriu o marcador para o time paulista e acendeu a esperança do torcedor são paulino.

Mas no segundo tempo, Fábio Júnior igualou o marcador e Geovane, aos 44 minutos do segundo tempo, virou o jogo para a Raposa e deu fim ao sonho do São Paulo de vencer a Copa do Brasil. Em outras quatro oportunidades, o Tricolor Paulista chegou até as semifinais da competição.

Corinthians – 2002

Em 2002, o Timão, que acabou sendo o grande campeão aquele ano, venceu o São Paulo, por 2 x 0, no jogo de ida. Mesmo perdendo o jogo de volta por 2 x 1, o resultado não foi o suficiente, e o Tricolor acabou eliminado.

Coritiba – 2012

Diante do forte Coritiba, que era a sensação do futebol brasileiro naquela época, o São Paulo sucumbiu na Copa do Brasil após vencer o jogo de ida por 1 x 0, porém, perder na volta, por 2 x 0.

Santos – 2015

Diante do Peixe de Gabigol, Ricardo Oliveira e companhia, o São Paulo foi derrotado pelo mesmo placar nos dois jogos, 3 x 1.

2020

Na última vez em que chegou às semifinais da Copa do Brasil, o São Paulo foi eliminado para o Grêmio. O Imortal venceu o jogo de ida, pelo placar de 1 x 0, e concretizou sua classificação após empate sem gols no jogo de volta.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.