O São Paulo tentou a contratação de Rafael Fernandes, executivo das categorias de base do Sport, para trabalhar em um cargo de gestão no CT de Cotia. O clube fez uma proposta ao profissional, que optou por seguir na Ilha do Retiro.
Conforme apurado pelo Futebol Na Veia, o Tricolor acompanha o trabalho do executivo desde o início do ano, quando iniciaram as conversas formais. A oferta foi formalizada na última semana – informação confirmada pelo próprio Rafael Fernandes.
Os valores oferecidos pelo São Paulo eram superiores aos que o executivo recebe no Sport. Mas Fernandes recusou a proposta por dois motivos. O profissional afirma que não gostaria de encerrar um trabalho no meio do caminho e que o fato de o Tricolor viver ano eleitoral também pesou em sua decisão de permanecer na Ilha do Retiro.
– Não consigo encerrar um ciclo no meio. Um clube do tamanho do São Paulo todo mundo sonha
em trabalhar, mas tem eleições no lá no fim do ano, pode ser que mude e não teria muita
garantia. Mesmo com uma remuneração um pouco maior, vamos seguir aqui no projeto – disse o profissional, em contato com o Futebol Na Veia.
🇧🇷 O lateral-esquerdo Marques Rickelme, o atacante Ryan Francisco e o volante Guilherme Batista se apresentaram à Seleção Brasileira Sub-17 nesta terça-feira.
O trio #MadeInCotia foi convocado para treinos na Granja Comary até 04 de setembro.#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/SHjvkvXraY
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 23, 2023
Quem é Rafael Fernandes, executivo do Sport?
Aos 41 anos, Fernandes comanda as categorias de base do Sport como diretor-executivo desde novembro do ano passado. Com o gestor, o Rubro-Negro conseguiu recentemente recuperar o Certificado de Clube Formador (CCF) da CBF. O profissional tem passagens anteriores por clubes como Internacional, Juventude, Vila Nova, Figueirense, Ferroviária e ABC.
Atualmente, a base do São Paulo é comandada pelo diretor-executivo Marcos Biasotto. Ele está no cargo desde janeiro de 2021. Ou seja: desde o início da gestão de Julio Casares como presidente do clube.
As categorias de base do São Paulo vive um 2023 abaixo do esperado, especialmente para a equipe sub-20, a principal o CT de Cotia. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, por exemplo, o Tricolor caiu na terceira fase para o América-MG, finalista da competição.
No Brasileirão da categoria, o time sub-20 foi eliminada com antecedência ainda na primeira fase. Na campanha, o time somou apenas sete pontos em nove jogos. O técnico Juliano Belletti deixou o clube em junho. Clementino Aguiar, o Menta, assumiu no lugar do ex-jogador.