São Paulo: Estudo diz que Pablo Maia está pronto para jogar na Europa

Dentre os jogadores nascidos a partir de 2002, Pablo Maia, do São Paulo, apareceu na segunda colocação

O Observatório do Futebol, do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES, na sigla em inglês), colocou o volante Pablo Maia, do São Paulo, como o segundo jogador do mundo mais preparado para atuar nas cinco grandes ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).

A lista considera jovens nascidos a partir de 2002 e que não atuem nos cinco campeonatos europeus citados. Para classificar os jogadores, o levantamento considera o nível de experiência acumulado ao longo do ano passado. Maia está atrás apenas do zagueiro português António Silva, do Benfica, e empatado em segundo com o ucraniano Heorhiy Sudakov, do Shakhtar Donetsk.

O fato empolgou a torcida são-paulina, que até projetou uma futura venda. Nas redes sociais, um torcedor Tricolor afirmou que o volante revelado pelas categorias de base do São Paulo só pode ser vendido por 30 milhões de euros (cerca de R$ 159 milhões). Ainda houve quem apontasse suas características como perfeitas para Premier League, fato corroborado pelo interesse dos times ingleses West Ham e Fulham.

Mais otimista, outro comparou Maia a Casemiro, considerado o sucessor do volante na seleção brasileira.

Vitor Roque, do Athletico-PR, e que jogará no Barcelona no próximo ano, está na quinta colocação do ranking. Marcos Leonardo (Santos), Wesley (Flamengo), Victor Hugo (Flamengo) e Lucas Beraldo (São Paulo) são outros brasileiros que figuram no índice, que tem 100 nomes.

Direção do clube não quer negociar Maia nessa janela

A janela de transferências do futebol europeu fecha em 1º de setembro, e a direção do São Paulo fará de tudo para segurar Maia e também Beraldo, ambos cria da base do clube que se firmaram como titulares no profissional. Em outubro do ano passado, o Fulham ofereceu 7,5 milhões de euros (à época R$ 38,2 milhões) pelo jogador, proposta prontamente negada.

Mais recentemente, foi a vez do West Ham fazer uma investida, sem valores revelados. O time inglês perdeu o meio-campista Declan Rice na janela, mas trouxe para a posição Edson Álvarez e James Ward-Prowse, chegadas que podem brecar uma nova proposta.

Com um ano de profissional, volante se firmou rapidamente

Quem vê o jovem de 21 anos, dono do meio-campo do São Paulo, não imagina que ele possui pouco mais de um ano no profissional do clube. Em janeiro de 2022, sob comando de Rogério Ceni, Pablo Maia jogou pela primeira vez com a equipe principal e logo tornou-se titular. Peça tão importante que fez um gol na ida da grande final do Campeonato Paulista – um chute de longe que teve desvio. O gol poderia ser ainda mais marcante se o Tricolor não tivesse sofrido uma goleada na volta e perdido o título para o Palmeiras.

Maia jogou 61 partidas no ano passado e, em 2023, já soma 40 exibições nos gramados. O volante tem cinco gols, todos marcados de fora da área, tornando-se uma das suas principais características, além do desarme, da condução de bola e do passe.

Próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x LDU – Copa Sul-Americana – Morumbi – 31 de agosto (quinta-feira), às 19h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Coritiba – Brasileirão Série A – Morumbi – 3 de setembro (domingo), às 20h30 (horário de Brasília);
  • Internacional x São Paulo – Brasileirão Série A – Beira-Rio – 13 de setembro (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.