São Paulo: Com retorno de Ferraresi, torcida questiona longa recuperação de Igor Vinícius

Igor Vinícius não joga desde janeiro e torcedores questionam a ausência

O zagueiro venezuelano Nahuel Ferraresi passou por uma cirurgia em janeiro desse ano após sofrer uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Pouco menos de oito meses depois, o defensor se aproxima do retorno ao São Paulo, antes mesmo do lateral-direito Igor Vinicius, que atuou apenas três vezes em 2023 e passou por uma cirurgia no púbis em março. A torcida tricolor questionou essa longa ausência, somada aos meses lesionado no fim de 2022, fator que rende muitas críticas ao departamento médico do clube.

Igor Vinicíus esteve em campo até outubro de 2022, quando começou a sofrer com a pubalgia. Só retornou aos gramados na abertura da temporada desse ano, no empate contra o Ituano. Depois, atuou na vitória sobre a Ferroviária, deu assistência e voltou a sentir dores no púbis ainda em janeiro. Ficou fora por dois meses em um tratamento conservador, até que em março o DM optou pela intervenção cirúrgica, motivo que o deixa fora até agora.

Os seguintes problemas físicos do jogador obrigaram o São Paulo a buscar outros laterais-direitos. Ainda com Rogério Ceni como técnico, o clube trouxe Rai Ramos, vindo do Ituano, e pediu o retorno do empréstimo de Nathan, que estava cedido ao Coritiba. O equatoriano Luis Orejuela, hoje emprestado ao Independiente Medellín, também recebeu oportunidades na ala no início desse ano.

Nesse momento, o elenco tricolor está recheado de opções pela direita da defesa: Rafinha, Nathan, Rai Ramos e João Moreira, que também passou longo período fora por lesão.

As questões físicas do Igor Vinícius aconteceram justamente em sua melhor temporada pelo São Paulo. Contratado em 2019, o defensor lutou para se firmar e ter continuidade, convivendo com diversas críticas da torcida. Com Ceni no comando, o lateral manteve alto nível em 2022 e tomou conta da posição na temporada que alcançou os vice-campeonatos do Paulistão e da Copa Sul-Americana.

Por esse bom nível apresentado na temporada anterior, a torcida lamenta e questiona: o que aconteceu com Igor e por que Ferraresi retornará antes dele?

Técnico do São Paulo atualizou situação de Igor Vinícius

Na entrevista coletiva após a eliminação para LDU na Sul-Americana, o técnico Dorival Júnior explicou a situação do lateral, que está em processo para receber uma carga física mais forte para realizar a transição para o gramado.

“O Igor ainda está nesse processo de evolução, recuperando, para que possa ser dado uma carga de trabalho um pouco mais forte. É o que a gente chama de transição. Quando ele entrar em transição, ai, sim, ele começa a ser aproximar um pouco mais do trabalho com o nosso grupo”, detalhou Dorival.

Sem o lateral, Tricolor busca ‘salvar' temporada com título da Copa do Brasil

Nesse momento, a temporada brasileira está paralisada em 10 dias por conta da data Fifa. Com isso, o São Paulo só retorna a campo na próxima semana, pelo Brasileirão. O foco, porém, estará no dia 17 de setembro, domingo, quando joga a ida da final da Copa do Brasil contra o Flamengo, no Maracanã. A volta é sete dias depois, no Morumbi.

A copa nacional é a única chance de título para o Tricolor na temporada, visto que a Sul-Americana ficou no meio do caminho. No Brasileirão, a luta é pelo G6. Nesse momento, são 28 pontos somados em 21 rodadas, ocupando a 11ª colocação com um jogo a menos a ser disputado contra o Coritiba, em 27 de setembro.

Confira os próximos jogos do São Paulo na temporada.

  • Internacional x São Paulo – Brasileirão Série A – Beira-Rio – 13 de setembro (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília);
  • Flamengo x São Paulo – Copa do Brasil – Maracanã – 17 de setembro (domingo), às 16h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Fortaleza – Brasileirão Série A – Morumbi – 20 de setembro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.