São Paulo encaminha substituto de Rogério Ceni; saiba quem deve assumir

Apesar da vitória na Copa Sul-Americana, na noite da última terça-feira (18), contra o Academia Puerto Cabello-VEN, por 2 x 0, Rogério Ceni deixou o comando técnico no São Paulo. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (19), por meio das redes sociais do clube paulista. Em nota, o Tricolor também anunciou a saída dos auxiliares e do preparador físico, que trabalhavam na comissão técnica de Ceni

O desempenho ruim do São Paulo foi a grande motivação para a queda do Mito. Isto porque, além da eliminação para o Água Santa, nas quartas de final do Campeonato Paulista, e a derrota para o Botafogo, na 1ª rodada do Brasileirão 2023, a equipe apresentou um futebol abaixo do esperado. Rogério Ceni vinha sendo questionado desde o término da última temporada, quando acabou sendo vice-campeão da Copa Sul-Americana, contra o Independiente Del Valle, do Equador. No total, foram 107 jogos no São Paulo, onde venceu 50, empatou 29 e perdeu 28 vezes. Além disso, foi vice-campeão do Paulistão e da Sul-Americana em 2022, além de chegar nas semifinais da Copa do Brasil

Com isso, o São Paulo já corre atrás de um substituto para assumir o comando técnico do clube. O grande nome, apontado por alguns veículos de comunicação, como Jovem Pan e UOL, é Dorival Júnior. O treinador, atual campeão da Copa Libertadores, com o Flamengo, está desempregado desde o final da última temporada. 

Dorival Júnior deve ser anunciado no São Paulo

Segundo o UOL, a diretoria do São Paulo está negociando com Dorival Júnior desde o começo da semana. Entretanto, o treinador tem como princípio não negociar com equipes que tenham treinadores no cargo.

Com isso, a demissão de Rogério Ceni, anunciada hoje, deve acelerar as tratativas. Seria a segunda passagem de Dorival no Morumbi. Isto porque o treinador chegou em 2017, justamente para assumir o lugar de Rogério, demitido logo depois do seu primeiro trabalho à beira do gramado. Naquela oportunidade, o campeão da Libertadores de 2022 conseguiu evitar o rebaixamento do Tricolor no Campeonato Brasileiro, mas acabou demitido no início de 2018. Sob comando do São Paulo, foram 40 jogos, 17 vitórias, 11 empates e 12 derrotas e um aproveitamento de 51,6%.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.