Após tentativa de processo do São Bento contra a Portuguesa pedindo a punição do clube, a FPF responde o time do interior paulista e a Lusa tem sua vaga na Série A1 garantida na próxima temporada.
Além disso, a entidade máxima do futebol paulista soltou uma nota sobre o caso explicando o porquê da decisão que mantêm o resultado que foi feito dentro de campo, sempre precisar de ir a nenhum tribunal a fim de prestar contas.
Entenda todo o caso
Nesta temporada, tivemos a volta da Portuguesa para a 1ª divisão do campeonato paulista, após muita luta do time que não está muito longe de viver um dos melhores momentos de sua história. Mesmo sendo um clube muito tradicional, a Lusa passou por diversos problemas financeiros depois do seu rebaixamento para a Série B no tribunal em 2013, onde rendeu uma longa ação judicial.
Sendo assim, o clube ficou afastado das grandes competições por um bom tempo e aos poucos tem conseguido figurar entre os campeonatos de maior expressão. Porém, neste ano, na sua volta para a Série A1, teve muitas dificuldades, tendo apenas duas vitórias, sendo uma delas, na última rodada, onde precisava vencer e contar com uma combinação de resultados para continuar na primeira divisão.
Pelas lentes da Lusa TV, os gols da Lusa na vitória de ontem! ⚽️❤️💚
🎥 Lusa TV#somoslusa #vamosàluta pic.twitter.com/HMuUBrhCuz
— Portuguesa (@Lusa_Oficial) March 6, 2023
Então, após se salvar pelo saldo de gols, o São Bento, que foi o rebaixado e era o time que a Portuguesa precisasse que perdesse, entrou com uma ação na FPF pedindo um W.O da Lusa na partida contra o Corinthians por vender o mando de campo, deixando de jogar em São Paulo para se enfrentarem no Mané Garrincha em Brasília, coisa que segundo um artigo da FPF poderia ser proibido por conta do time ter acabado de voltar da Série A2.
Portuguesa tem sua vaga na Série A1 garantida
Porém, em nota, a FPF esclareceu todos os pontos que o São Bento acusou a Portuguesa, que poderia fazer o time perder o ponto que conquistou contra o Corinthians nessa partida que foi jogada no Mané Garrincha, o que faria a Lusa ser rebaixada e o São Bento ficaria com a sua vaga.
“A Federação Paulista de Futebol recebeu ofício do São Bento a respeito da realização da partida entre Portuguesa e Corinthians em Brasília. A FPF esclarece que todo o processo de alteração do jogo respeitou o Regulamento Geral de Competições da FPF e o Regulamento do Paulistão Sicredi 2023”
Por fim, a FPF finalizou dizendo que a Portuguesa está dentro de todos os conformes para a disputa do Paulistão 2023, indo desde estruturas de estádio até conversar com a federação sobre se aquela partida contra o Corinthians poderia ser realizada fora do estado.
“Ao ascender em 2022 para o Paulistão Sicredi, a Portuguesa atendeu todas as condições de infraestrutura, com estádio com capacidade adequada para mandar jogos no município de sua sede, e a solicitação de alteração do local da partida atende aos critérios previstos no Regulamento Geral de Competições, com análise e aprovação do Departamento de Competições da entidade”
Foto Destaque: Divulgação/Portuguesa





