O Santos foi derrotado pelo Audax Italiano, na noite desta quarta-feira (24), pelo placar de 2 x 1, em jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apesar de ter saído na frente com um gol de Camacho, e ter dominado boa parte do primeiro tempo, a expulsão de Joaquim, prejudicou o andamento do jogo para o time brasileiro, e sofreu a virada no segundo tempo. O resultado deixou o Alvinegro Praiano em situação delicada no grupo, e agora o time do técnico Odair Hellmann não depende mais de si para avançar à próxima fase da competição. Além de ter que obrigatoriamente vencer o Newell's Old Boys, líder da chave com 100% de aproveitamento, e também o Blooming, terá de torcer contra o time chileno, e contra os Rojinegros, para passar em 1º e avançar às oitavas de final de forma direta.
A derrota para o Audax Italiano encerrou uma sequência de quatro jogos sem perder do Santos na temporada, entretanto, até a expulsão de Joaquim, o time estava se portando bem, e jogo após jogo, tem demonstrado ao torcedor que está evoluindo. A situação do jogo não foi a melhor, mas a equipe poderia ter pelo menos buscado um empate, mesmo jogando com um a menos. Contudo, o resultado diante dos chilenos ficou em segundo plano, pois infelizmente, mais um caso de racismo no futebol foi registrado, o que foi prontamente denunciado e alertado pelo Peixe, que registrou um boletim policial ainda no estádio, e emitiu nota oficial nas redes sociais ainda na quarta-feira.
Conforme o registrado pelo Alvinegro Praiano, os alvos das injúrias raciais foram Ângelo e Joaquim, atacados verbalmente pela torcida do Audax Italiano, e com gestos imitando macacos. O crime foi denunciado aos representantes da Conmebol, e aguarda o desenrolar das investigações, e o posicionamento da entidade o mais rápido possível.
O Santos Futebol Clube, novamente, vem a público denunciar e repudiar com veemência mais um caso de racismo no futebol. Dessa vez, os alvos das injúrias raciais foram nossos jogadores Ângelo e Joaquim. Os dois atletas foram atacados verbalmente e com gestos imitando macacos por… pic.twitter.com/DG9V8mmUNA
— Santos FC (@SantosFC) May 25, 2023
Santos se complica na Sul-Americana, mas volta seu foco para o Brasileirão
Para avançar de fase na Copa Sul-Americana, o Peixe vai precisar vencer o time do Newell's Old Boys na próxima rodada, e também vencer o Blooming, no encerramento da primeira fase da competição. Os dois jogos acontecem na Vila Belmiro. Como o time argentino tem 100% de aproveitamento, e somente o primeiro colocado de cada chave avançam para as oitavas de final, o Alvinegro Praiano não depende mais de si para passar de fase.
O foco do time santista se volta para o Campeonato Brasileiro. Neste final de semana, o time do técnico Odair Hellmann enfrenta o RB Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedi, em Bragança Paulista, pela 9ª rodada do Brasileirão.