Reforços à vista? Santos estreita relação com clube japonês

O Santos anunciou nessa semana uma parceria com o clube japonês Oita Trinita para intercâmbio de atletas, cultural e de informação entre o time asiático e os brasileiros. Executivos da equipe praiana e dos japoneses assinaram o convênio no CT Rei Pelé.

O Santos já tem tradicionalmente um vínculo forte com o Japão. Tivemos como jogador o Kazu e é um prazer para o Santos FC poder estreitar os laços com o futebol japonês. Acho bastante interessante para os dois lados. Tanto para o Oita, que terá a oportunidade de conhecer mais, ter experiência com os jogadores que eventualmente a gente mande para lá, quanto para a gente e para os atletas que farão parte deste intercâmbio“, disse Andres Rueda, presidente do Santos.

O mandatário do Peixe ainda comentou sobre o objetivo de promover e internacionalizar a marca do Santos.

“Tenho certeza de que será uma parceria muito boa para ambos os clubes”, finalizou.

Masakaze Ozawa, presidente do Oita Trinita, também espera uma boa parceria entre os clubes e se mostra ansioso pelas ações.

Aguardo com grande expectativa as várias iniciativas que ambos os clubes realizarão no desenvolvimento de recursos humanos, intercâmbio internacional, compartilhamento de informações, melhoria do valor dos clubes, entre outros. Espero que, a partir disto, Oita Trinita e Santos FC se desenvolvam como bons parceiros a longo prazo”, afirmou Ozawa.

História de Santos e Japão

O Santos foi o primeiro clube no Brasil a abrir as portas para jogadores vindo do Japão. Kazuyoshi Miura é o mais famoso deles, que atuou no Peixe entre 1986 e 1990. Apesar de ser emprestado para Palmeiras, Matsubara, CRB, Coritiba e XV de Jaú, o jogador jogou mais com a camisa santista em seu último ano no Brasil, com quatro gols em 36 partidas.

Aos 56 anos, Kazu segue em atividade e planeja jogar até os 60. Atualmente defende o Oliveirense, da segunda divisão portuguesa.

Além de experiente jogador, o Santos contou com os japoneses Masakiyo Maezono (1998), Tomo Sugawara (1999) e o mais recente é Wenrry, chamado de “Ronaldinho Japonês“, de apenas 14 anos e ainda na base do clube.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.