No último fim de semana, o Santos realizou a seletiva para as categorias de base das Sereias da Vila. Dessa maneira, meninas nascidas entre 2004 e 2009 passaram por avaliações criteriosas, no CT do Colégio Santa Cruz, em São Paulo.
O @SantosFC realizou no último fim de semana, uma seletiva para as categorias de base das #SereiasDaVila. Após os dois primeiros dias, algumas delas foram selecionadas para uma nova fase de testes.
Veja a lista: https://t.co/FEc0BilIE9 pic.twitter.com/5yJePKlo9e
— Sereias da Vila (@SereiasDaVila) March 15, 2022
Índice
Santos divulga lista de aprovadas
De antemão, após dois dias de avaliações, o clube divulgou a lista dos nomes que seguem no processo. Agora, as atletas selecionadas devem se apresentar na próxima segunda-feira (21), às 14h30 (horário de Brasília), no mesmo endereço da primeira etapa.
Todavia, a nova fase terá a duração de cinco dias, terminando na sexta-feira (25). Ademais, não haverá alojamento para as atletas. Portanto, fica sob responsabilidade dos pais e responsáveis trazê-las aos treinamentos.
Técnica das Sereinhas acompanha tudo
A saber, a treinadora das categorias de base das Sereias da Vila, Sandra Santos explicou como funciona o processo para, quem sabe, fazer parte de sua equipe.
“A gente costuma passar fases na avaliação, então ninguém sai daqui direto para o Santos, mas sai possivelmente para uma nova semana, de uma semana para a outra. Com o avanço dessas fases, a gente vê se a atleta se encaixa, sem parar a progressão. Nós temos a base do Santos, que chamamos de alto rendimento e a formação é um estágio anterior. Num primeiro momento elas vêm para a formação. É um treino que começa antes do nosso, da base, então já estamos aqui no CT, acompanhamos esse trabalho”, detalhou a técnica.
Aline Xavi destaca a importância do Santos neste cenário
Ainda, a coordenadora de futebol feminino do Peixe, Aline Xavi, também acompanhou todo o processo de seleção. Dessa firma, destacou a importância dessa captação e incentivo para a base feminina.
“Essa captação é de suma importância, existem muitas meninas espalhadas por esse Brasil afora, que necessitam de uma oportunidade. A intenção de fazer uma seletiva, existe não só para dar oportunidades, mas também para fomentar o futebol feminino, fazendo com que esse processo seja uma realidade que dá certo”, disse.
Candidata elogia estrutura do Santos
Então, uma das selecionadas foi a meio-campista, Luiza Maria Oliveira Saia. Aliás, a jovem de 16 anos já participou de outras seletivas, mas elogiou a estrutura oferecida pelo clube em parceria com o projeto Meninas em Campo.
“Achei a estrutura muito boa. Gostei de todos, foram bem receptivos. A equipe nos deu todo o apoio, para a gente ficar tranquila, conseguir mostrar o futebol que a gente sabe. Gostei muito do grupo e estou feliz de ter essa oportunidade”, disse Luiza.
Quais critérios são usados na seletiva?
Por fim, Sandra explicou os critérios aplicados para selecionar possíveis novas Sereinhas: “Quando a gente abre uma avaliação maior como essa, em que tivemos meninas vindo o dia inteiro, a gente começa a olhar os talentos que podem se encaixar mais rápido dentro do nosso trabalho. Olhamos para meninas que estão sem clube, meninas que vêm de longe e não têm uma oportunidade nas cidades, nos bairros delas”, destacou.
Com a parceria com o projeto Meninas em Campo, Sandra exalta a possibilidade de que mesmo que não se encaixem no primeiro momento, as garotas têm a possibilidade de prosseguir no estágio de formação. Sob supervisão do projeto e com acompanhamento da comissão técnica do Santos, elas podem seguir dentro do processo para ingressar nas categorias de base.
“Além disso, a parceria com o projeto Meninas em Campo possibilita que a gente indique outras meninas para que sejam lapidadas no projeto e criem uma chance maior de fazerem uma transição. Assim, mantemos essa menina próxima, em formação. Então é achar talentos para que a gente possa lapidar. Ou, se apresentarem um nível técnico alto, com personalidade, podemos ver se se encaixa diretamente”, concluiu a treinadora.
Foto Destaque: Divulgação/ Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC.