Santos afasta Eduardo Bauermann, suposto envolvido em manipulação de resultados; veja

Na manhã desta terça-feira (9), o Santos se manifestou sobre o suposto envolvimento do jogador Eduardo Bauermann, zagueiro do clube paulista, na quadrilha investigada por manipulação de resultados. Ainda em processo de investigação, o Alvinegro da Baixada Santista decidiu afastar o jogador dos treinos. A princípio, o defensor não deve atuar contra o Bahia, na Vila Belmiro, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O envolvimento do zagueiro teria acontecido em Santos e Avaí, um dos jogos investigados pelo Ministério Público, de Goiás, pela Operação Penalidade Máxima 2. A partir desta partida, Bauermann teria feito dois acordos com um apostador, inicialmente para receber um cartão amarelo. Depois de já ter recebido o dinheiro e não ter cumprido o acordado, combinou uma expulsão na rodada seguinte, contra o Botafogo, mas acabou recebendo o cartão vermelho depois do término do jogo, o que invalidou a aposta. O diálogo entre os supostos envolvidos foi divulgado pela Revista Veja.

Confira a nota divulgada pelo Santos no seu site oficial:

O Santos Futebol Clube informa que o atleta Eduardo Bauermman foi comunicado que está afastado preventivamente dos treinos com o elenco profissional, a partir desta terça-feira (9), diante dos novos desdobramentos divulgados na Operação Penalidade Máxima 2, do Ministério Público de Goiás.

O jogador permanecerá fazendo atividades físicas no CT Rei Pelé. O Clube aguardará se a Justiça aceitará a denúncia para definir novas ações, sempre com o pensamento voltado a preservar a instituição.

O Santos FC não tolera desvios de conduta e de ética“.

Entenda a Operação Penalidade Máxima, movida pelo MP-GO

O Ministério Público de Goiás fez duas denúncias sobre manipulação de resultados no futebol brasileiro. A investigação abrange partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022. Ademais, alguns confrontos dos estaduais de 2023. As informações iniciais foram publicadas pela Veja. São, pelo menos, 20 duelos sendo investigadas pelo MP. Os clubes e casas de apostas são tratados como vítimas.

Bruno Lopez de Moura, apostador que foi detido na Operação Penalidade Máxima, é considerado pelo Ministério Público de Goiás como líder da quadrilha no esquema de manipulação de resultados. Outras 16 pessoas podem virar réus no caso. As manipulações investigadas envolvem cartões amarelos, vermelhos e cometer pênaltis durante o decorrer das partidas.

Na primeira fase da operação, os jogadores alvos da operação foram os zagueiros Victor Ramos, da Chapecoense, Kevin Lomónaco, do RB Bragantino, Paulo Miranda, ex-Juventude, e Eduardo Bauermann, do Santos. Além deles, os laterais-esquerdos Igor Cariús, do Sport, e Moraes, do Atlético-GO, e o meia Gabriel Tota, do Ypiranga-RS. Já no segundo momento da investigação, foram adicionados os nomes dos volantes Fernando Neto, que defende o São Bernardo-SP, Nikolas, do Novo Hamburgo-RS e o atacante Jarro Pedroso, do Inter-SM, do Rio Grande do Sul.

Por fim, o MP-GO solicitou a condenação de todos os envolvidos na manipulação. Além disso, pede o ressarcimento de R$ 2 milhões aos cofres públicos por danos morais coletivos, de acordo com a reportagem da Veja.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.