Jorge Sampaoli está em sua terceira passagem por equipes brasileiras. A primeira experiência do técnico foi no Santos, em 2019, quando percebeu-se uma identificação do argentino com o Brasil após adquirir uma casa em Búzios, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, o trabalho foi desenvolvido no Atlético-MG.
Mesmo após sair do Galo, Sampaoli morou no Brasil quando não estava trabalhando no Olympique de Marselha, da França, e no Sevilla, da Espanha. Nesse cenário, agora no comando técnico do Flamengo, o argentino de 63 anos está tendo aulas particulares de português e pretende realizar um trabalho a longo prazo no Rubro-Negro, segundo o UOL.
https://twitter.com/futebol_info/status/1653742977913614338
Em caso de uma saída precoce do Fla, o técnico não se vê retornando para Europa e gostaria de torna-se um profissional disponível no mercado do futebol do Brasil.
Uma das críticas de torcedores e de parte da imprensa ao argentino era a comunicação, totalmente em espanhol. Por isso, o treinador focou em aulas de português e alguns fatores ajudam a aprender a língua, como a convivência com o auxiliar Diogo Meschine na comissão técnica, contratado após trabalhar com o argentino como analista de desempenho no Santos.
Outro fator que pesa ao treinador é que os filhos são brasileiros, além da esposa chilena possuir vínculo com amigos no Brasil. Ele planeja fazer investimentos no território brasileiro, além do imóvel que tem em Búzios.
Por fim, vale destacar que Jorge Sampaoli treinou a Seleção Argentina na Copa do Mundo de 2018, mas o mau desempenho e os problemas de vestiário não o tornam benquisto na Argentina, fator que o afasta de sua terra natal.
O argentino e seu Flamengo voltam a campo nesta quinta-feira (4) para quinta partida sob o comando do técnico. Pela 3ª rodada da Copa Libertadores, o Rubro-Negro viaja até a Argentina para enfrentar o Racing, às 19h (horário de Brasília), pela liderança do grupo A.
Vale destacar que o time carioca está em segundo com uma vitória e uma derrota, enquanto os argentinos lideram a chave com seis pontos.