Há 30 anos, no dia 25 de maio de 1993, na cidade mineira de Poços de Caldas, Ronaldo Nazário, o Fenômeno, estreava como jogador de futebol profissional. Aos 16 anos, o jovem, que no futuro viria a se tornar um dos melhores e maiores da história do futebol, entrava em campo para defender o Cruzeiro contra a Caldense, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro. Celebrando a data especial, Ronaldo, hoje dono majoritário da SAF do clube celeste, relembrou o momento e se disse grato e orgulhoso em ter dado seus primeiros passos na Raposa.
“Isso já faz muito tempo (risos), é tão gostoso lembrar deste momento, essa fase onde iniciei a carreira com muitas dúvidas e incertezas sobre o futuro. Mas ter sido chamado pelo Cruzeiro e poder ter começado a carreira por aqui realmente é um motivo de muito orgulho para mim, e hoje, voltar na situação que estou, só mostra uma história muito linda entre o Cruzeiro e eu”, disse Ronaldo, em entrevista à casa de apostas Betfair.
O #TBT de hoje é FENOMENAL! Há exatos 30 anos, @Ronaldo fazia sua estreia com a camisa do Cruzeiro. Com apenas 16 anos, o Fenômeno jogou contra a Caldense, no Estádio Ronaldão, pelo Campeonato Mineiro. ⚽ pic.twitter.com/qbKsKlvoxz
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) May 25, 2023
Sensação e frio na barriga na estreia
Ronaldo começou sua trajetória no futebol pelo São Cristóvão. Em janeiro de 1993 se transferiu para o Cruzeiro e estreou pela Raposa em um momento importante do clube. Naquela temporada, o Cabuloso era finalista da Copa do Brasil (venceu o Grêmio na decisão) e acabou poupando seus principais jogadores de olho na decisão. Desse modo, diante da Caldense, um time jovem foi colocado em campo. O Fenômeno, na época ainda chamado de “Ronaldinho”, debutou e ajudou a equipe a vencer por 1 x 0.
Perguntado sobre a sensação de entrar em campo pelos profissionais pela primeira vez na carreira, Ronaldo citou o frio na barriga e a emoção de defender um clube tão grande como o Cruzeiro.
“Foi aquele frio na barriga, aquela situação inusitada de estar em campo pela primeira vez e realizando um sonho de infância, não me lembro exatamente como foi minha atuação, mas com certeza lembro dessa sensação de realização de um sonho de estar num clube gigante como o Cruzeiro, estreando como profissional, era uma meta de vida e já estava realizando tão jovem aos 16 anos”.
Ronaldo e o momento atual do Cruzeiro
Exatos 30 anos depois da estreia pelo Cruzeiro, Ronaldo Nazário está no mesmo lugar, contudo exercendo função completamente diferente. O ex-atacante é o dono majoritário da SAF que comprou o clube recentemente e é da equipe dele que saem as principais decisões da instituição.
Depois de conseguir o acesso à 1ª divisão com o título da Série B do ano passado, o Cruzeiro de Ronaldo vem fazendo bonito em 2023. Sob o comando do técnico português Pepa, que chegou após saída do uruguaio Paulo Pezzolano, a Raposa é uma das grandes sensações do futebol brasileiro no momento. Atual 5º colocado do Brasileirão, o Cabuloso largou bem na competição de pontos corridos e segue vivo também na Copa do Brasil.