Rogério Ceni se igualará a Muricy em ranking da Copa do Brasil; confira

O empate em 0 x 0 entre São Paulo e Ituano marcou o 17º jogo de Rogério Ceni no comando do Tricolor pela Copa do Brasil. Com o embate de volta marcado para 25 de abril, o eterno “Mito” se tornará o técnico com mais partidas na copa nacional pela equipe do Morumbi, ao lado do histórico Muricy Ramalho.

O retrospecto de Muricy, porém, é superior ao do ex-goleiro. Foram 11 vitórias nas 18 partidas do atual diretor tricolor, com quatro empates e três derrotas. A média de gols é de 2,11 a cada jogo, sendo 38 no total. A melhor campanha do tricampeão Brasileiro foi em 1995, quando ainda fazia parte da comissão de Telê Santana e alternava entre técnico principal e auxiliar e parou nas quartas de final.

Por outro lado, Ceni venceu oito das 17 partidas na copa, além de cinco empates e quatro derrotas. No ano passado, Rogério alcançou sua melhor campanha na Copa do Brasil pelo São Paulo ao ser eliminado nas semifinais pelo Flamengo.

Confira abaixo os técnicos com mais jogos pelo São Paulo na Copa do Brasil:

  • Muricy Ramalho – 18 jogos
  • Rogério Ceni – 17 jogos
  • Nelsinho Baptista – 13 jogos
  • Levir Culpi – 12 jogos
  • Paulo César Carpegiani – 11 jogos

Veja outras estatísticas do São Paulo na Copa do Brasil

A edição deste ano é a 23ª participação do São Paulo na Copa do Brasil. O Tricolor do Morumbi não participou em oito oportunidades pela regra anterior que impedia clubes que estavam na Libertadores de disputarem a competição, além de ter declinado uma vez por opção própria.

Até hoje, o Clube da Fé não conquistou a taça, tendo sua melhor campanha em 2000, quando ficou perdeu para o Cruzeiro na decisão. O Tricolor ainda parou nas semifinais cinco vezes (2002, 2012, 2015, 2020 e 2022).

Em jogos disputados, Rogério Ceni lidera com 67 partidas, em que venceu 40, empatou 10, perdeu 17 e marcou quatro gols. Atrás dele vem França, com 34. Do elenco atual ninguém ocupa o top 10 do clube. O lateral-esquerdo Reinaldo, que esteve no clube entre 2013 e 2022, ocupa o 4º lugar com 27 jogos.

Artilheiro do São Paulo neste século, Luís Fabiano marcou 24 vezes em 28 partidas pela Copa do Brasil e lidera o quesito, seguido por França, com 21, e Reinaldo (ex-atacante), com 10. O atacante Luciano ocupa o 4º lugar com nove gols e pode chegar ao top-3 nesse ano.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.