Existe uma questão constantemente discutida no mundo e principalmente no Brasil: quem é melhor, Marcelo ou Roberto Carlos? A carreira dos dois são parecidas em diversos pontos além da posição, como o fato de jogarem e serem essenciais na história do e da Seleção Brasileira. Mas para podermos traçar uma comparação justa, é necessário analisar, em detalhes, a trajetória dos dois laterais.
Índice
TRAJETÓRIA
Com 18 anos, Roberto Carlos começou sua carreira no União São João, clube de Araras-SP. A partir de 1993, quando se transferiu ao Palmeiras, sua carreira começou a ganhar brilho com títulos importantes sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Em 1995 começou sua jornada na Europa, transferindo-se para a Internazionale de Milão e na temporada seguinte se transferiu ao time histórico do Real Madrid, saindo dos Galáticos apenas em 2007. Depois disso, teve três anos no Fenerbahçe, e voltou ao Brasil para defender o Corinthians. Antes de se aposentar o lateral ainda jogou no FK Anzhi (Rússia) e no Delhi Dynamo (Índia).
Já Marcelo, teve passagem por apenas dois clubes até 2020, o Fluminense onde se formou como jogador e o Real Madrid que defende desde 2007, único ano em que esteve no mesmo clube de seu antecessor histórico na lateral esquerda. Hoje é um veterano no clube Merengue, tendo o mesmo respeito que Roberto Carlos. Após conhecer suas histórias, é necessário analisar também as estatísticas.
REAL MADRID
Somando jogos por clubes de sua carreira, Roberto Carlos tem 990 jogos e 116 gols. Mais da metade desses números foram pelo Real, sendo 527 jogos, 384 vitórias e 68 gols, além de 88 assistências. No clube, ele também conquistou 13 títulos, sendo destes, três Champions League e dois Mundiais de Clubes. Entretanto, Marcelo não muito atrás nesses números, tem 505 jogos pelos Galácticos, 346 vitórias, 37 gols e 96 assistências.
https://twitter.com/realmadrid/status/1253292538951110656
É notável a diferença de gols, mesmo ambos jogando numa posição que fica muitas vezes longe do gol. Com números parecidos de assistências, o lateral mais velho tem um diferencial para ter mais gols: o chute de longe, inclusive em cobranças de falta. Em títulos, Marcelo tem pelos merengues incríveis 21 conquistas, sendo deles quatro Champions League e quatro Mundiais, superando o adversário neste quesito pelo clube.
https://www.instagram.com/p/BrtJ0rsh1nT/
SELEÇÃO BRASILEIRA
Na Amarelinha, RC atuou em 112 jogos, com 83 vitórias, 10 gols e 10 assistências. Por outro lado, Marcelo atuou até aqui em 58 jogos e 44 vitórias, fazendo seis gols e 12 assistências. Ambos levantaram uma Copa das Confederações, mas Roberto conta com dois títulos da Copa América, além do principal diferencial, a cobiçada Copa Do Mundo.
https://www.instagram.com/p/Bk5CbEAhZD6/
NO FUTEBOL BRASILEIRO
Como vem acontecendo bastante com os jogadores dos últimos anos, Marcelo saiu muito cedo para Europa, resultando em poucos números em seu país, jogando 44 jogos e marcando oito gols e não conquistando títulos. Já Roberto Carlos tem 293 jogos no futebol brasileiro, marcando 26 gols e conquistando dois Brasileiros, dois Paulistas e um Rio-São Paulo. Portanto, o Batata Atômica (apelido adquirido na Itália) tem um maior reconhecimento no futebol Brasileiro.
EIS A QUESTÃO: O CAMISA 6 OU O 12?
Após fazer a leitura dos dados e argumentos até aqui, é mais fácil de opinar sobre um típico conflito de gerações como esse. Existem pontos positivos para ambos, em favor de Roberto Carlos, a quantidade de gols marcados (graças ao seu potente chute), a grande identificação com o futebol brasileiro por passar mais tempo no Brasil que Marcelo e a Copa Do mundo pela seleção, fato que sempre tem peso em uma comparação entre craques.
Por sua vez, Marcelo tem a seu favor uma enorme identificação e respeito por parte dos torcedores do Real Madrid, possivelmente maior que a de Roberto Carlos devido aos títulos recentes. Ainda, seus números pelo clube são melhores e ele é hoje um líder do clube, fatidicamente após tanto tempo de experiência em Madrid.
Contudo, a disputa entre os dois em relação a números e reconhecimento é muito acirrada, RC perde nessa disputa apenas no quesito Futebol Espanhol, pois é superior em todos os outros pontos. Sendo assim, é cabível dizer que Roberto Carlos foi melhor que Marcelo.
Foto Destaque: Reprodução/ Roberto Carlos