Retrospectiva Sereinhas

Em suma, a temporada 2021 da base feminina do Santos teve altos e baixos. Isso porque teve troca de técnico, reestruturação na base, Sereinhas da Vila se despedindo e disputa de título. Por isso, o Futebol Na Veia fez uma retrospectiva do ano, confira:

Reestruturação na base feminina

Inicialmente, o Santos demitiu o técnico Felipe Freitas. Em nota, o clube afirmou que a demissão fez parte da reestruturação do departamento de futebol das Sereias da Vila. Além do treinador, a coordenadora Thais Picarte também deixou o clube.

Portanto, Sandra Santos assumiu as categorias de base feminina do Peixe. Logo após o anúncio, o clube informou que algumas atletas optaram por seguir em outras equipes. Apesar disso, as Sereias da Vila seguiram com o projeto de desenvolvimento das categorias e, assim, confirmaram a participação no Brasileirão Feminino Sub-16 e Sub-18.

Retrospectiva Brasileirão Sub-16

Logo no início, as Sereinhas da Vila golearam o Vitória (7 x 0) e São José (6 x 0), respectivamente. Contudo, na última rodada do Grupo B, as Meninas da Vila acabaram sendo derrotadas por 3 x 0 pelo Minas Brasília. Com isso, foram eliminadas ainda na primeira fase.

Brasileirão Sub-18

Por outro lado, o Peixe avançou bem na categoria sub-18. Na primeira fase, venceu Audax, Ceará e Atlético-MG por goleadas. Em suma, marcaram 20 gols e sofreram apenas dois. Dessa maneira, finalizaram a etapa com 88% de aproveitamento.

Posteriormente, o Santos não foi bem. Perdeu para Flamengo e Corinthians, ambos por 3 x 2 e, ainda, empatou em 2 x 2 com o Internacional. Sendo assim, não avançou para as semifinais do torneio nacional. Porém, mesmo não avançando, algumas Sereinhas como Analuyza e Gi Fernandes se destacaram e, atualmente, estão na equipe profissional.

Retrospectiva Paulistão

No Estadual, as comandadas de Sandra Santos iniciaram bem. Com cinco vitórias e dois empates, as Sereinhas avançaram às semifinais. Aliás, a primeira fase foi repleta de goleadas, como a sobre o União Mogi, por 13 x 1. Em suma, a equipe marcou 33 tentos, enquanto sofreu apenas quatro. Porém, na final, o Santos perdeu para o São Paulo, nos pênaltis, e ficou com o vice-campeonato.

Liga de Desenvolvimento da CBF

A saber, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou neste mês de dezembro a Liga de Desenvolvimento. Dessa forma, equipes femininas sub-14 e sub-16 disputaram os títulos. Entretanto, ambas categorias do Santos estrearam com derrotas. As meninas do Sub-14 perderam para Internacional (2 x 0) e Ferroviária (1 x 0), mas venceram a Chapecoense (2 x 0). No entanto, o resultado não foi suficiente para avançarem às semifinais.

Por outro lado, as Sereinhas do Sub-16 chegaram à grande final. Logo, perderam para as Guerreirinhas Grenás por 2 x 0. Porém, após vitória sobre Chape e Vasco, o Santos avançou a próxima fase. Nas semifinais, empatou em 0 x 0 com o Internacional e passou nos pênaltis. Contudo, na final, as Sereinhas foram derrotadas pelo São Paulo pelo placar de 2 x 0.

Foto Destaque: Divulgação/ Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos F.C.

Thaynara Bernardo
Apaixonada por futebol desde os 10 anos, encontrei no jornalismo uma forma de me conectar com essa grande paixão. Na faculdade, desenvolvi trabalhos que me tornaram uma profissional versátil, com fácil adaptação e que adora novos desafios. Espero que um dia eu consiga o meu lugar no jornalismo esportivo!