Em suma, a temporada 2021 da base feminina do Santos teve altos e baixos. Isso porque teve troca de técnico, reestruturação na base, Sereinhas da Vila se despedindo e disputa de título. Por isso, o Futebol Na Veia fez uma retrospectiva do ano, confira:
https://twitter.com/thaaybernaardo/status/1474383142748307459?s=20
Reestruturação na base feminina
Inicialmente, o Santos demitiu o técnico Felipe Freitas. Em nota, o clube afirmou que a demissão fez parte da reestruturação do departamento de futebol das Sereias da Vila. Além do treinador, a coordenadora Thais Picarte também deixou o clube.
Portanto, Sandra Santos assumiu as categorias de base feminina do Peixe. Logo após o anúncio, o clube informou que algumas atletas optaram por seguir em outras equipes. Apesar disso, as Sereias da Vila seguiram com o projeto de desenvolvimento das categorias e, assim, confirmaram a participação no Brasileirão Feminino Sub-16 e Sub-18.
Retrospectiva Brasileirão Sub-16
Logo no início, as Sereinhas da Vila golearam o Vitória (7 x 0) e São José (6 x 0), respectivamente. Contudo, na última rodada do Grupo B, as Meninas da Vila acabaram sendo derrotadas por 3 x 0 pelo Minas Brasília. Com isso, foram eliminadas ainda na primeira fase.
Brasileirão Sub-18
Por outro lado, o Peixe avançou bem na categoria sub-18. Na primeira fase, venceu Audax, Ceará e Atlético-MG por goleadas. Em suma, marcaram 20 gols e sofreram apenas dois. Dessa maneira, finalizaram a etapa com 88% de aproveitamento.
Posteriormente, o Santos não foi bem. Perdeu para Flamengo e Corinthians, ambos por 3 x 2 e, ainda, empatou em 2 x 2 com o Internacional. Sendo assim, não avançou para as semifinais do torneio nacional. Porém, mesmo não avançando, algumas Sereinhas como Analuyza e Gi Fernandes se destacaram e, atualmente, estão na equipe profissional.
Retrospectiva Paulistão
No Estadual, as comandadas de Sandra Santos iniciaram bem. Com cinco vitórias e dois empates, as Sereinhas avançaram às semifinais. Aliás, a primeira fase foi repleta de goleadas, como a sobre o União Mogi, por 13 x 1. Em suma, a equipe marcou 33 tentos, enquanto sofreu apenas quatro. Porém, na final, o Santos perdeu para o São Paulo, nos pênaltis, e ficou com o vice-campeonato.
Liga de Desenvolvimento da CBF
A saber, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou neste mês de dezembro a Liga de Desenvolvimento. Dessa forma, equipes femininas sub-14 e sub-16 disputaram os títulos. Entretanto, ambas categorias do Santos estrearam com derrotas. As meninas do Sub-14 perderam para Internacional (2 x 0) e Ferroviária (1 x 0), mas venceram a Chapecoense (2 x 0). No entanto, o resultado não foi suficiente para avançarem às semifinais.
Por outro lado, as Sereinhas do Sub-16 chegaram à grande final. Logo, perderam para as Guerreirinhas Grenás por 2 x 0. Porém, após vitória sobre Chape e Vasco, o Santos avançou a próxima fase. Nas semifinais, empatou em 0 x 0 com o Internacional e passou nos pênaltis. Contudo, na final, as Sereinhas foram derrotadas pelo São Paulo pelo placar de 2 x 0.
Foto Destaque: Divulgação/ Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos F.C.





