A eleição presidencial do Corinthians acontece em novembro deste ano. Por conta disso, os bastidores do clube já estão se agitando, mesmo a cerca de seis meses da votação. Um dos fatores para a agitação é um possível retorno de Andrés Sanchez, que foi presidente do Timão três vezes.
A possibilidade de ele voltar a ocupar um cargo ganhou força entre aliados e opositores, que consideram três opções: a de Andrés Sanchez ser candidato à presidência mais uma vez; que ele seja o vice da chapa de André Luiz Oliveira, chamado de André Negão; ou que ele assuma o cargo de superintendente de futebol.
No entanto, segundo o ge, o ex-presidente nega ter um novo cargo dentro da diretoria do Corinthians. Em 2020, quando estava de saída da presidência, Andrés Sanchez afirmou, em entrevista ao UOL:
“Não volto mais. Não tenho mais paciência para isso”.
Mesmo não tendo um cargo na chapa, Andrés Sanchez deve se engajar na campanha do candidato escolhido pela chapa Renovação e Transparência, que é seu grupo político. O diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, disse, recentemente, que o favorito é mesmo André Negão.
Andrés Sanchez no Corinthians
Presidente do Corinthians em três mandatos, Andrés Sanchez sempre teve ligação dentro do clube. Foi diretor de futebol no mandato presidencial de Alberto Dualib antes de se tornar presidente pela primeira vez, em 2007, ano do 1º e, até o momento, único rebaixamento da história do clube.
Foi reeleito e se manteve até 2011, quando foi substituído pelo candidato da sua chapa, Mário Gobbi. Ficou anos longe da presidência do Corinthians, até que foi eleito pela 3ª vez em 2018, ficando até o fim de 2020 e deixando o cargo para o atual presidente, Duílio Monteiro Alves.
Durante os períodos como mandatário corintiano, Andrés Sanchez conquistou alguns títulos. O primeiro foi o título da Série B de 2008. No ano seguinte, foi campeão do Paulista e da Copa do Brasil, tendo Ronaldo Fenômeno no elenco. Foi também campeão do Brasileirão, em 2011. No 3º mandato, venceu o Paulistão em 2018 e 2019.
Temporada do Corinthians
Com os bastidores fervendo em ano eleitoral, o elenco do Corinthians segue focado na temporada 2023 em busca de um título. A equipe lidera o Grupo C do Paulistão, com 19 pontos, tendo nove pontos a mais que o 2º colocado, o São Bento.
O Timão jogou, no último domingo (26), contra o Santos e acabou empatando em 2 x 2. A equipe comandada por Fernando Lázaro volta a campo no próximo sábado (3), às 18h30 (horário de Brasília) encarando o Santo André na Neo Química Arena. A partida é válida pela última rodada da fase de grupos do campeonato estadual.
Foto Destaque: Destaque/Peter Leone/O Fotográfico/Estadão Conteúdo