Após a demissão de Rogério Ceni, o Flamengo apostou em Renato Gaúcho para comandar o time carioca. Todavia, a passagem pelo Rubro-Negro no foi o esperado pelos torcedores e comissão técnica. Logo depois da derrota para o Palmeiras, na final da Libertadores de 2021, o treinador pediu demissão do cargo. Recentemente, Renato participou de uma entrevista ao Estadão e comentou sobre a rápida passagem pelo clube.
Renato Gaúcho comenta sobre a passagem no Flamengo
Em julho de 2021, o Flamengo anunciou a chegada de Renato Gaúcho para o comando técnico. Todavia, a passagem pelo Rubro-Negro foi curta, com 37 jogos, 24 vitórias, oito empates e cinco derrotas, incluindo a final da Libertadores de 2021, contra o Palmeiras.
Com a derrota, o treinador decidiu pedir demissão do cargo. Recentemente, em entrevista ao Estadão, Renato Gaúcho comentou sobre a passagem no Flamengo, revelando que pediu demissão logo após a derrota na decisão da Libertadores:
“Tive um aproveitamento de mais de 74%, só o Jorge Jesus teve mais nas competições que disputou. Independentemente da decisão da diretoria, eu me despedi do grupo logo após a partida contra o Palmeiras (na final da Libertadores) no vestiário mesmo. Mas a cobrança é muito grande em cima do treinador no Brasil. Infelizmente o treinador é culpado de tudo. A prova está aí, basta ver quantos treinadores passaram pelo Flamengo depois de mim”.
Apesar da campanha positiva, a derrota na final da Libertadores foi o divisor de águas. Após a saída de Renato Gaúcho, o Flamengo iniciou uma trajetória com diversos técnicos: Paulo Sousa, Dorival Júnior e Vitor Pereira. O último ficou poucos meses no cargo, assim, Jorge Sampaoli é o atual comandante do clube.
A demissão de Dorival Júnior pegou todos de supressa, principalmente após a conquista do título da Copa do Brasil da Libertadores, ambos de 2022. Mesmo com títulos e bons jogos, a diretoria viu a necessidade de mudanças na comissão técnica.