O Grêmio enfrenta o Cruzeiro pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (17), às 19h30 (horário de Brasília), na Arena em Porto Alegre. Vindo de uma sequência de três jogos sem vencer, sendo dois empates e uma derrota, o time treinado pelo técnico Renato Gaúcho terá pela frente um adversário em franca evolução na temporada, e que está embalado após ter goleado o time do América Mineiro pelo placar de 4 x 0, na última rodada do Brasileirão. Na sequência do confronto diante da Raposa, o Tricolor Gaúcho terá pela frente nada mais nada menos que o Internacional, no domingo (21), às 18h30 (horário de Brasília).
Durante toda a sua trajetória como treinador do Grêmio, Renato Gaúcho treinou o Imortal em 450, e é um dos técnicos que mais dirigiu o clube gaúcho na história. Sempre muito enérgico, e às vezes até polêmico em suas palavras, o treinador tem um jeito único de se envolver com seus atletas, e utilizando a linguagem do boleiro em campo, consegue gerir crises de elenco, e retirar o melhor de cada jogador como poucos no cenário do futebol brasileiro. Com 60 anos, o técnico nascido em Guaporé, no Rio Grande do Sul, acumula muitos títulos na carreira, e nos últimos anos desenvolveu um trabalho sólido à frente do Tricolor, tendo vencido a Libertadores em 2017, entre outras conquistas importantes.
Porém, nem todas as decisões tomadas por Renato Portaluppi foram acertadas em sua carreira. Saindo de forma estranha do time gaúcho em 2021, o treinador aceitou o desafio de treinar o Flamengo, e conseguiu levar o time para a final da Libertadores daquela temporada. Naquela época, muito se cogitava que o técnico poderia substituir Tite no comando técnico da Seleção Brasileira, e Renato sabe que um erro individual de um atleta pode ter colocado este sonho por água abaixo.
Naquela final, Andréas Pereira acabou falhando de forma decisiva, e entregou um presente para Deyverson, na prorrogação da final da competição continental, e na opinião de Portaluppi, esse fato pode ter corroborado para a sua não ida para dirigir a Canarinho pós-Copa do Mundo.
“Lógico que penso em seleção brasileira. Foi por um tropeço do Andreas naquela bola (contra o Palmeiras)… Mas acho que o treinador que se garante tem que pensar em seleção. O que é pensar grande? O topo, a seleção brasileira. Se vai acontecer, bom, aí é outro departamento”, disse Renato Gaúcho.
Renato Gaúcho, faz declaração polêmica sobre Seleção Brasileira.https://t.co/XjVeaJWn6S
— Lucas de Souza (@_lucasdsouza) May 17, 2023
Renato Gaúcho se diz confiante para assumir posto na seleção
Apesar de seu nome ser menos cogitado em relação ao comando técnico do Brasil, Renato Gaúcho entende que está preparado para assumir esta responsabilidade, e para fazer um grande trabalho, pensando na preparação do time para a disputa das eliminatórias, e de todo o ciclo para a Copa do Mundo de 2026, que pela primeira vez na história será realizada em três países diferentes, Canadá, Estados Unidos e México. O treinador afirmou ainda que um erro, como o que aconteceu em 2021 com Andreas Pereira, não pode ser um impeditivo para que não assuma seu papel como treinador da Canarinho.
“Sinto que minha hora vai chegar. Mas não pode convocar ou não um treinador por causa de tropeço de um título que não veio, ainda mais daquela forma. Acho que é o currículo. Continuo trabalhando”, complementou Renato.