A Copa do Mundo Catar foi um sucesso dentro de campo. Com grandes partidas, resultados inesperados e muita emoção, a edição do Mundial de Seleções também reservou algumas quebras de recordes. Números importantes que vinham se perpetuando a cada campeonato, mas que no Catar, foram deixados para trás por grandes jogadores. Portanto, confira os recordes batidos na Copa do Mundo 2022.
Índice
- 1 Recordes batidos na Copa do Mundo 2022
- 1.1 Três gols na final da Copa do Mundo
- 1.2 Jogador mais velho a marcar um gol
- 1.3 Primeiro jogador a marcar gols em cinco edições diferentes
- 1.4 Goleiro que mais atuou em Copas do Mundo
- 1.5 Jogador com mais jogos em Copas do Mundo
- 1.6 Prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo
- 1.7 Brasileiro mais velho a atuar em Copas
- 1.8 Seleção com mais jogos em Copas do Brasil
- 1.9 Maior campanha de uma seleção africana
- 1.10 Artilheiros franceses
Recordes batidos na Copa do Mundo 2022
Três gols na final da Copa do Mundo
Mbappé se igualou ao recorde de 1966, do inglês Geoff Hurst, e marcou três gols no jogo final da Copa do Mundo. O jovem francês chegou aos 12 gols na história do torneio e coloca seu nome na história da competição, agora com um título e um vice campeonato.
Jogador mais velho a marcar um gol
O zagueiro Pepe, de Portugal, entrou para a lista dos recordes após marcar um gol na fase de mata-mata da competição. O luso-brasileiro se tornou o jogador mais velho a marcar na fase decisiva do torneio. Decerto, nos recordes batidos na Copa do Mundo 2022, Pepe anotou um dos seis gols contra a Suíça, nas oitavas de final, com 39 anos e 283 dias. Antes, o recorde era de 1990, do atacante camaronês Roger Milla, com 38 anos e 34 dias.
Primeiro jogador a marcar gols em cinco edições diferentes
Falando de recordes, Cristiano Ronaldo não poderia ficar de fora. O atacante português, que gosta de se tornar líder nas estatísticas, assumiu a alcunha de ser o jogador que marcou gols em cinco edições de Copa do Mundo. Desde 2006, no seu primeiro torneio, CR7 foi as redes em todas as participações. Em 2022, o gajo marcou na estreia, de pênalti, ajudando Portugal a vencer Gana por 3 x 2.
Este foi, provavelmente, o último torneio de Ronaldo, já que o atacante tem 37 anos de idade. Entretanto, não se pode duvidar do “robô”, que já afirmou querer jogar a Eurocopa de 2024, quando terá 39 anos. Falando sobre recordes batidos na Copa do Mundo 2022, o atacante nunca pode ser deixado de lado.
Goleiro que mais atuou em Copas do Mundo
Lloris também bateu o recorde de goleiro que mais atuou na história das Copas. O goleiro francês igualou Manuel Neuer, da Alemanha, com 19 jogos cada um. O número 1 da França será o líder isolado, assim que pisar em campo na grande final, no domingo (18), contra a Argentina.
Os recordes batidos na Copa do Mundo 2022, Hugo Lloris parte para sua segunda final seguida no torneio, completando 14 jogos. Os outros cinco jogos foram na edição de 2014, no Brasil, quando a França foi eliminada nas quartas de final, para a campeã Alemanha. O goleiro também pode se tornar o único capitão a erguer a taça por duas vezes. Na história do torneio, nenhum capitão repetiu o ato e assim, o francês está perto de entrar para a lista, isolado, mais uma vez.
Jogador com mais jogos em Copas do Mundo
Apesar do Brasil ser o maior campeão, um argentino é o jogador que mais atuou na história das Copas do Mundo. Lionel Messi ultrapassou Mascherano, Cafu e Maradona, e agora lidera a estatística com 26 jogos. É disparado o jogador que mais entrou em campo também pela Argentina.
O camisa 10 tenta ser campeão pela primeira vez, após ter perdido a final em 2014. Messi também se tornou o artilheiro máximo da Argentina dentro do torneio. São 14 gols, passando Batistuta e Maradona. Nos recordes batidos na Copa do Mundo 2022.
Prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo
O camisa 10 ganhou o prêmio de melhor jogador da Copa pela segunda vez, se colocando na frente das estatísticas. São três recordes para Lionel se colocar de vez na história do torneio. Em 2014, Messi venceu o troféu, mesmo perdendo o jogo para a Alemanha. Já em 2022, a taça veio com o título, após grande final com dois gols durante a partida, além da conversão de sua cobrança de pênalti.
Brasileiro mais velho a atuar em Copas
Daniel Alves se tornou o jogador brasileiro mais velho a entrar em campo durante o torneio do Catar. Com 39 anos, o lateral-direito atuou contra Camarões e Coreia do Sul. Nos recordes batidos na Copa do Mundo 2022, o antigo número era da própria edição do torneio, com o zagueiro Thiago Silva, com 38 anos.
O Brasil teve mais recordes batidos na Copa do Mundo 2022. Antes do Catar, a marca era de Djalma Santos, na edição de 1966, com 37 anos.
Seleção com mais jogos em Copas do Brasil
Seguindo com a Seleção Brasileira, que passou a frente da Alemanha e se tornou a equipe que mais entrou em campo na história das Copas do Mundo. Antes, as duas seleções estavam empatadas com 109 jogos. Porém, com a eliminação dos europeus ainda na fase de grupos, a canarinha tomou a liderança e chegando até as quartas de final, agora com 114 jogos.
O Brasil é a única seleção que jogou todas as 22 edições da Copa do Mundo. São cinco títulos, dois vice-campeonatos e muito respeito de todos os rivais. Nos recordes batidos na Copa do Mundo 2022, a Seleção também estabeleceu o recorde de maior invencibilidade dentro da fase de grupos da competição. Mais uma vez deixando a Alemanha para trás, o Brasil chegou a 17 jogos sem perder, mas teve sua sequência travada após perder para Camarões.
Maior campanha de uma seleção africana
Marrocos chegou as semifinais da competição e cravou seu nome na história. Com o resultado dos africanos, esta foi a maior campanha de todos os tempos de uma seleção de seu continente. Antes, apenas Camarões, Gana e Senegal haviam chegado nas quartas de final.
Nos recordes batidos na Copa do Mundo 2022, agora os marroquinos, que pararam na semifinal, derrotados pela França, ainda tem a chance de se tornarem terceiro lugares. Eliminando a Bélgica, na primeira fase, a Espanha, nas oitavas de final, e Portugal, nas quartas de final, agora a Croácia estará pela frente, para jogarem o sonho de Marrocos em campo.
Artilheiros franceses
A França repete grande campanha que fez em 2018 e está perto de levantar o tricampeonato. O resultado positivo dentro de campo passa, por muitas vezes, pela dupla de ataque Mbappé e Giroud. Os dois quebraram recordes no Catar e lideram estatísticas de suas seleções.
Primeiro, Olivier Giroud virou o maio artilheiro da história da França. São 53 gols somados, após os quatro gols feitos no Catar. O camisa 9 desbancou Thierry Henry, que ficou com 51 gols. O atacante deu a volta por cima, após passar a Copa de 2018 sem marcar. Desta vez, briga pela artilharia com Mbappé, que tem cinco gols.
Falando da “tartaruga“, Kylian chegou aos nove gols em Copas do Mundo e ultrapassou Pelé, se tornando o artilheiro mais jovem da história. Falando sobre os recordes batidos na Copa do Mundo 2022, o número é feito para jogadores com menos de 24 anos. O rei do futebol marcou sete vezes entre 1958 e 1962. O garoto francês também pode repetir Pelé e ser bicampeão, já que está muito confirmado para a final contra a Argentina.
Foto destaque: Reprodução/FIFA