Receita do sucesso? Luís Castro explica jogo ‘híbrido e adaptável’ do Botafogo

Na noite do último domingo (28), em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo venceu o América-MG por 2 x 0, no Nilton Santos, e se isolou ainda mais na liderança do certame. Após a partida, o técnico Luís Castro concedeu entrevista coletiva e explicou a ‘receita do sucesso' do Glorioso na temporada.

Ao ser questionado sobre como o Botafogo se comporta dentro das quatro linhas, o treinador português deu uma aula de tática e detalhou a forma ‘híbrida' que o Alvinegro atua, indo bem e mantendo a constância tanto no jogo propositivo quanto no reativo.

“Estamos habituados a rotular. Nós temos uma forma de estar em campo. Quando temos espaço para ir ao gol, vamos. Quando os adversários estão mais fechados, nós circulamos para vir para dentro. Temos a bola até encontrarmos o espaço que queremos. Quando perdemos a bola, reagir”, disse, antes de completar:

“Definir um estilo de jogo, de posse ou ataque rápido, são dois mundos que existem dentro de um mesmo jogo. E nós, felizmente, conseguimos coabitar muito bem dentro desses dois mundos. Mais circulação de bola. Não precisamos ter muito a bola para chegar ao gol, mas quando temos, queremos chegar à finalização e provocar o máximo de agressão ao adversário. É fácil não é tão complexo”.

Próximos compromissos do Botafogo

Ao bater o América-MG no Nilton Santos, o Botafogo chegou a sétima vitória em oito jogos no Campeonato Brasileiro. O Glorioso tem 21 pontos conquistados e lidera a competição de maneira isolada. Vice-líder do certame, o Palmeiras soma 16 pontos.

Agora o time de Luís Castro vira a chave e foca as atenções na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (31), a partir das 21h30 (horário de Brasília), o Botafogo enfrenta o Athletico-PR, no Nilton Santos, em jogo válido pela volta das oitavas de final do mata-mata nacional. Vale lembrar que no duelo de ida, o Alvinegro foi derrotado por 3 x 2 em Curitiba.

Confira os próximos jogos do Botafogo

  • Botafogo x Athletico-PR – 31/05 (Copa do Brasil)
  • Athletico-PR x Botafogo – 03/06 (Brasileirão)
  • LDU x Botafogo – 06/06 (Copa Sul-Americana)
  • Botafogo x Fortaleza – 10/06 (Brasileirão)
Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.