Desde a saída do técnico Tite, ao fim da Copa do Mundo de 2022, no Catar, o italiano Carlo Ancelotti sempre foi o favorito dentro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a Seleção Brasileira. Esse interesse foi exposto pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, que afirmou que o técnico é o “Plano A” e o favorito dos jogadores.
Entretanto, o técnico do Real Madrid, da Espanha, sempre rechaçou qualquer possibilidade de assumir o Brasil e reiterou a vontade de cumprir seu contrato – inclusive após a eliminação na Champions League. Seu vínculo com o clube espanhol é válido até a metade de 2024, período que a CBF não aceita esperar. Ednaldo segue esperançoso de fechar o acordo até junho.
Um novo fator pode dar fim a qualquer especulação de Ancelotti no comando da Seleção Brasileira. Segundo os jornais Marca e As, ambos da Espanha, o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, marcou uma reunião para tratar dos caminhos do clube na próxima temporada, incluindo renovação do elenco e contratações.
“Florentino Pérez segue firme na continuidade do projeto com Ancelotti no comando“, afirmou a publicação do Marca.
“O presidente deixou claro que o plantel vai ser reforçado de acordo com a política do clube e, sobretudo, ambos chegaram a acordo sobre como deve ser o plantel para o tornar ainda mais competitivo, apesar de este ano terem conquistado três títulos e chegaram por mais um ano às semifinais da Champions League“, completou a reportagem.
Carlo Ancelotti: “There are many links, many rumours about my future as Brazil head coach but trust me, there’s nothing concrete”. 🚨⚪️🇧🇷 #Brazil
“I repeat, I’ll stay here at Real Madrid until they want to keep me”, he told @PrimeVideoIT @AAlciato. pic.twitter.com/L64P69MryU
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) May 17, 2023
Os portugueses Jorge Jesus (do Fenerbahçe, da Turquia) e Abel Ferreira (do Palmeiras), assim como Fernando Diniz (do Fluminense) são considerados “Plano B” da CBF, segundo informações da imprensa nacional, caso Ancelotti não aceite o convite para treinar a Seleção Brasileira.
Qual o próximo jogo da Seleção Brasileira?
A Seleção Brasileira fez seu primeiro jogo pós-Tite em 25 de março, sob comando do interino Ramon Menezes, técnico do sub-20. A partida terminou com derrota por 2 x 1 para Marrocos.
Em junho acontece o próximo compromisso do Brasil, entre os dias 12 e 20, com local e adversário a ser definido. As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 iniciam em setembro, e a Seleção Brasileira estreia com a Bolívia, em casa.