Após 805 dias fechados para reforma, o tão tradicional Estádio do Mangueirão volta a abrir, e recebe na tarde deste domingo, às 16h, uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, e considerado por muitos torcedores da Região Norte do país, como o maior clássico do mundo.
Remo e Paysandu se enfrentam pelo primeiro jogo da semifinal da Copa Verde na reinauguração do Colosso do Bengui, em momentos diferentes na temporada. O Leão Azul, treinado por Marcelo Cabo, defende um retorspecto muito favorável até aqui. Em 12 jogos, o time só perdeu um, no jogo de ida das quartas de final da própria Copa Verde diante do São Raimundo de Roraima pelo placar de 1 x 0.
Já o Papão, disputou dez partidas até aqui. Venceu seis, empatou outros três e perdeu um. Porém, a torcida do Paysandu não está nada contente com o desempenho em campo e tem pressionado o técnico Márcio Fernandes para que o time vença, mas também convença dentro de campo.
Após o confronto diante do Princesa do Solimões pelas quartas de final da competição regional, o torcedor fez muitas críticas ao time do Paysandu, que mesmo jogando em casa, foi dominado e poderia nem se classificar para às semifinais.
Apesar dos momentos diferentes vividos na temporada, clássico é sempre um jogo diferente, ainda mais se tratando deste, que tem mais de 760 jogos disputados em sua longa história, o fato da partida ser realizada no tão tradicional Mangueirão, dá um glamour a mais para a partida.
O último Re x Pa aconteceu em 2020, pelo quadrangular final do Campeonato Brasileiro da Série C. O jogo foi marcado pela ausência de torcida, por conta da pandemia de Covid-19 que assolou o país, o Remo venceu pelo placar de 1 x 0, gol marcado por Salatiel.
De lá pra cá, o estádio passou por uma ampla reforma, e agora terá como evento teste os dois jogos entre Remo e Paysandu pelas semifinais da Copa Verde, o segundo jogo da eliminatória está marcado para a próxima quarta-feira (29).
https://twitter.com/Paysandu/status/1639980661439188997
Índice
Histórico do Re x Pa
O primeiro clássico envolvendo Remo e Paysandu aconteceu em 14 de junho de 1914, válido pelo Campeonato Paraense. Naquele dia, o Leão Azul levou a melhor, vencendo pelo placar de 2 x 1, gols de Rubilar (primeiro a marcar no clássico) e Bayma (contra), Matthews marcou e descontou para o Papão da Curuzu.
Vários fatos curiosos chamam a atenção em relação a este clássico, um dos mais curiosos, diz respeito à origem da rivalidade, mais do que centenária entre os dois times. O ano era 1915, até ali, Remo e Paysandu tinham uma relação até certo ponto amistosa. Porém, isso mudou no dia 23 de janeiro, quando o secretário azulino Elzemann, enviou um ofício ao presidente do Paysandu, Antônio de Barros, convidando o Papão para realizar um amistoso, cuja renda seria destinada para ajudar os dois clubes financeiramente.
Entretanto, a diretoria do time bicolor respondeu o ofício com vários termos insultuosos à proposta do Remo. Para aumentar ainda mais a tensão entre os dois clubes, mais um ofício foi enviado ao Remo aceitando o desafio, mas sem deixar de lado os insultos e injúrias.
Como resposta, o Clube do Remo mandou um novo ofício dando fim às relações amistosas entre as duas agremiações, iniciando naquele momento uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.
https://twitter.com/ClubeDoRemo/status/1639962207885697026
Mangueirão: sinônimo de tradição entre Remo e Paysandu
O “Maior Clássico do Mundo” acontece desde 1978 no Estádio do Mangueirão. Por ter uma capacidade maior, conforto e segurança em relação a outros estádios do Pará, o Colosso do Bengui já recebeu exatos 210 confrontos entre os times, falar em Remo e Paysandu e não associar a este estádio, é quase impossível.
Porém, outros estádios já foram palco deste confronto histórico, como por exemplo a Cururzu, que foi quem recebeu o primeiro clássico Re x Pa em 1914 e que ao longo da história foi palco de 190 confrontos.
O Baenão, casa do Remo, é outro estádio que já recebeu inúmeros confrontos entre os times, ao todo, 204 clássicos Re x Pa foram realizados neste estádio. Fechando a lista dos estádios que já receberam o clássico, temos no campo a Tuna Luso, o Sousa, que já recebeu 46 partidas entre Paysandu e Remo.
Retrospecto do Re x Pa no Campeonato Paranaense e na Copa Verde
Pelo estadual, Remo e Paysandu já se enfrentaram 355 vezes, o Leão leva vantagem no confronto e soma 126 vitórias contra 107 do Paysandu e outros 122 empates. Em número de gols marcados, o Remo marcou 425, enquanto que o Papão da Curuzu marcou 418.
O último confronto entre os dois times pelo Campeonato Paraense aconteceu na final do do estadual do ano passado, com a vitória e título do Paysandu sobre o Remo pelo placar de 3 x 1.
Na Copa Verde, o retrospecto é favorável ao time bicolor. Em dez jogos, o Paysandu venceu cinco, o Remo venceu dois, e ainda houve outros três empates. Pela competição regional, o Papão marcou 14 gols o Leão marcou dez gols. O último confronto pela Copa Verde aconteceu em dezembro de 2021, com vitória do Remo pelo placar de 2 x 0.
Expectativa da torcida para a volta do Re x Pa no Mangueirão
O novo Estádio do Mangeurão terá capacidade para 53.645 pessoas, porém, os dois primeiros eventos no local serão realizados com capacidade reduzida, por questões de segurança. Sendo assim, cerca de 25.000 ingressos foram vendidos e já estão esgotados para o confronto deste domingo.
Após dois anos sem a realização do clássico no Colosso do Bengui, a expectativa é de muita festa e barulho por parte da torcida, que é fanática e promete fazer do Mangueirão um verdadeiro caldeirão.
https://twitter.com/netoazevedo/status/1639991248617439235





