Definitivamente, os grandes clubes brasileiros tem protagonizado uma hegemonia na Copa CONMEBOL Libertadores. São quatro anos consecutivos em que a final da maior competição continental é decidida por times do Brasil. Além disso, desde a primeira edição do torneio, em 1960, “La Glória Eterna” foi conquistada por brasileiros em 22 oportunidades. Este número só é superado pelos hermanos argentinos, que venceram a competição 25 vezes.
Assim, na atual temporada, são sete representantes do Brasil na Libertadores. De acordo com levantamento da Betfair, casa de apostas e especialista em análise de dados, todos os clubes brasileiros estão entre os dez principais favoritos para levar o título. E o principal favorito ao título é o Flamengo, que venceu em 2022, e lidera o ranking para se tornar o primeiro tetracampeão do nosso país da Copa Libertadoresda América, com 17% de chances. Em seguida, o Palmeiras, bicampeão com Abel Ferreira, tem 15% de chance de vencer. Curiosamente, ambas as equipes perderam em suas estreias: o Mengão foi derrotado para o Aucas-EQU, por 2 x 1, enquanto o Verdão foi derrotado pelo Bolívar-BOL, por 3 x 1.
Índice
Confira abaixo o Ranking Betfair de favoritos ao título da Libertadores:
- Flamengo – 17%
- Palmeiras – 14%
- River Plate (ARG) – 12%
- Atlético-MG – 8%
- Boca Juniors (ARG) e Corinthians – 6%
- Fluminense – 5%
- Internacional – 4%
- Athletico-PR, Atlético Nacional Medellin (COL), Racing (ARG), – 3%
Previsão de superioridade brasileira na fase de grupos da Libertadores
Ainda segundo o ranking da Betfair, o Flamengo é o favorito a se classificar em 1ª lugar no Grupo A: são 70% de chances de terminar no topo do grupo, contra 22% do Racing-ARG. Já no Grupo C, o Palmeiras também aparece com maiores possibilidades para conquistar a vaga nas oitavas em 1ª lugar: são 75% de chances contra 15% do Cerro Porteño, do Paraguai. Além disso, Internacional, Fluminense, Corinthians e Atlético-MG também se configuram positivamente para terminar a fase inicial na liderança dos seus grupos. Vale lembrar que o Athletico-PR está no Grupo G, junto do Galo, e é cotado para ser o 2º colocado, com 22% de probabilidade.
Flamengo tem dois possíveis artilheiros da Libertadores; Cano é o favorito
O levantamento da Betfair também analisou quem poderá ser o artilheiro da Libertadores em 2023. Germán Cano, um dos artilheiros do futebol mundial em 2022, é o favorito para a chuteira de ouro do torneio continental. Em seguida, Pedro, campeão e artilheiro com o Flamengo da edição de 2022, é o 2º colocado. Além disso, entre os demais brasileiros que se apresentam como possíveis melhores marcadores da competição, o Rubro-Negro é o único time que possui outro nome apontado: Gabriel Barbosa, que também foi artilheiro na edição de 2019, com 9 gols, sendo dois decisivos na final contra o River Plate-ARG.
- German Cano (Fluminense) – 19%
- Pedro (Flamengo) – 15%
- Paulinho (Atlético Mineiro) – 12%
- Hulk (Atlético Mineiro) e Roger Guedes (Corinthians) – 10%
- Gabigol (Flamengo) – 8%
- Lucas Beltran (River Plate) – 5%