Dentre as categorias de base mais destacadas do Brasil, está o Centro de Treinamentos Vale das Laranjeiras, em Xerém, do Fluminense. Uma das revelações recentes do Tricolor é João Pedro, atualmente no Watford, da Inglaterra, mas que deve se mudar e render milhões de reais ao seu ex-clube.
Segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano, o Brighton, da primeira divisão inglesa, tem um acordo inicial com João Pedro, que deve ser assinado em breve. As condições do jogador já foram acordadas, precisando apenas de pequenos ajustes para finalizar. O ex-Fluminense deve firmar contrato por cinco temporadas com o clube.
https://twitter.com/FabrizioRomano/status/1651696535401373696
O Fluminense negociou João Pedro com o Watford em 2018 por 11,5 milhões de euros, com o jogador se transferindo para Inglaterra apenas em 2020 ao completar 18 anos. No contrato, o time carioca firmou que receberia 5% de mais-valia, o que significa receber parte do lucro caso a equipe inglesa venda o jogador acima da transferência inicial.
Apesar de Romano não falar em valores, recentemente foi veiculado na imprensa inglesa que o Everton poderia pagar 30 milhões de libras (cerca de R$ 188,1 milhões) por João Pedro. Nesse cenário, incluindo o 5% de mais-valia e os 3,5% do mecanismo de solidariedade da FIFA, o Fluminense poderia ficar com valores por volta de R$ 12 milhões.
LEIA TAMBÉM:
- Thiago Silva de volta ao Fluminense? Presidente do Tricolor comenta sobre possível chegada do zagueiro ao clube
- “A palavra é ‘paixão’”, destaque do Fluminense define Fernando Diniz
- Fluminense publica nota de repúdio contra grife de roupas; veja mais
Desde o início de 2020, João Pedro vestiu a camisa do Watford em 139 jogos e marcou 24 gols. O atacante de 21 anos atuou em duas edições de Premier League, mas acabou rebaixado. Para 2022/23, está em 13º na segunda divisão inglesa e a busca pelo acesso está distante.
Pelo Fluminense, o atacante não teve muito tempo. Subiu para o profissional em 2019, atuou em 39 partidas e foi autor de 10 gols dentre Brasileirão, Copa do Brasil, Sul-Americana e Carioca.