O fator mando de campo pesa muito no futebol, principalmente no Brasil, pela adaptação ao gramado, clima e o apoio vindo das arquibancadas pelos torcedores. Dentre os 20 times do Brasileirão 2023, apenas quatro deles mostram seu poder de atuar em casa e ainda não perderam sob seus domínios. Confira os números das equipes como mandantes.
Índice
Veja quem são os quatro times do Brasileirão invictos como mandantes
Santos
Dos quatro times do Brasileirão que estão invictos em casa, o Santos é quem mais chama atenção. Com desempenho irregular, eliminado ainda na fase inicial do Paulistão, o time treinado por Odair Hellmann está em bem na Vila Belmiro e venceu sete dos seus 12 jogos em casa, com cinco empates completando os números e totalizando 72.2% de aproveitamento.
Grêmio
Também com 12 partidas na Arena, o Imortal tem 10 vitórias e empatou apenas em duas oportunidades, aproveitamento dos pontos de 88.9%.
Em um campeonato estadual de menor exigência, o Grêmio foi absoluto em casa e venceu todos seus sete jogos em casa. Os outros três triunfos vieram na Supercopa Gaúcha contra o São Luiz, na Copa do Brasil frente ao Ferroviário–CE e o mais recente pela abertura do Brasileirão, vitória contra o Santos.
Vale destacar que das 10 vitórias, apenas duas foram contra times da Série A, justamente o Peixe e o rival Internacional, pelo Gauchão.
As duas igualdades no placar vieram na 3ª fase da Copa do Brasil, 1 x 1 com o ABC–RN, e com o Red Bull Bragantino, 3 x 3 no último domingo (7).
Final de jogo: Grêmio 3×3 RB Bragantino
Com gols de Cristaldo, Suárez e Everton Galdino, empatamos com a equipe do RB Bragantino. Nosso próximo compromisso no #Brasileirão2023 será na quarta-feira, contra o Palmeiras, em São Paulo.
🇪🇪 #GRExRBB pic.twitter.com/X8BvGzBSw9
— Grêmio FBPA (@Gremio) May 7, 2023
Athletico-PR
Com aproveitamento de 89.7% em 13 partidas, o Athletico venceu 11 vezes na Arena da Baixada em 2023, com apenas dois empates – frente ao rival Coritiba (1 x 1) e com o Cascavel (0 x 0) na final do Paraense vencido invicto.
Com poucas equipes do mais alto nível do futebol brasileiro no âmbito estadual, o Furacão de Paulo Turra brilhou e venceu sete partidas em casa. Mas mostrou sua força no Brasileirão, superando Flamengo e Goiás, além do Atlético–MG, pela Libertadores. Na Copa do Brasil, apesar de avançar na decisão nos pênaltis, a equipe do Paraná ganhou do CRB, em casa, por 2 x 1.
Palmeiras
Uma dos grandes times do Brasileirão, o Alviverde Imponente comandado pelo português Abel Ferreira tem 90.5% de aproveitamento como mandante, posição que conquistaram o Paulistão e tem 12 vitórias em 14 partidas.
Ainda mais impressionante que os números, é que os dois tropeços do Palmeiras aconteceram em janeiro, há quase quatro meses. Logo nos dois primeiros jogos em casa em 2023, o clube ficou no zero com o São Bento, mesmo placar do duelo contra o rival São Paulo, no dia 22 do primeiro mês do ano.
O atual momento no Allianz Parque com 10 vitórias consecutivas igualou a sequência entre janeiro e abril de 2022, um recorde no estádio. O Verdão só não tem os 12 triunfos em seu estádio, pois precisou mandar duas partidas no Morumbi por conta de shows na arena. Ambas vencidas, uma em cima do Santos, no Paulista, e Cerro Porteño, na Libertadores.