Principal organizada do Atlético-MG estende faixa em apoio a Vini Jr; clube também faz ações no Mineirão

Antes da partida entre Atlético-MG x Athletico-PR última terça-feira (23), no Mineirão, a Galoucura, principal torcida organizada do clube alvinegro, exibiu uma mensagem contra o racismo nas arquibancadas. Em solidariedade a Vinicius Junior, o grupo estendeu uma bandeira verde e amarela com a frase “fogo nos racistas”, popularizada pelo cantor de rap e atleticano Djonga.

Além da torcida, o próprio Clube Atlético Mineiro saiu em defesa do atacante do Real Madrid e exibiu mensagens no gramado do Mineirão. Na faixa estendida perto do banco de reservas do Galo, o recado era: “O Galo é preto e branco. TMJ Vini Jr”. Já ao lado do banco de reservas do Athletico-PR, a frase “Vamos banir o racismo! Força, Vini Jr.” foi utilizada.

No campo, vitória do Atlético-MG por 2 x 1, de virada. Alex Santana abriu o placar para o Athletico-PR no início do 2º tempo, mas o Galo conseguiu dar a volta por cima e reverteu o marcador com dois gols de Paulinho.

Relembre o racismo contra Vini Jr

No último domingo (21), Valencia x Real Madrid se enfrentaram em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. Durante a partida, Vinicius Junior foi alvo de insultos racistas por parte da torcida do time da casa. O atacante brasileiro, indignado com a situação, discutiu com torcedores e jogadores da equipe adversária.

Nitidamente foi possível ouvir os gritos de “mono” (macaco, em espanhol) vindo das arquibancadas do Estádio Mestalla a Vinicius Junior. No 2º tempo, o árbitro conversou com oficiais da organização do jogo e o confronto foi interrompido. Após o triste ocorrido, personagens importantes do futebol mundial e diversos clubes brasileiros saíram em defesa do camisa 20 do Real Madrid. O Atlético-MG foi um dos times que se manifestou nas redes sociais apoiando o craque da Seleção.

“Força, Vini Jr! O Galo repudia os atos covardes de racismo praticados contra o atleta Vinicius Júnior, do Real Madrid, por parte da torcida do Valencia, no jogo de hoje, 21/5, no Estádio de Mestalla, em Valência. É uma vergonha que a La Liga e seus patrocinadores não tomem medidas severas e definitivas diante dessa situação que se repete nos estádios da Espanha. O Galo é preto e branco: juntos até no uniforme”, diz a publicação do Atlético-MG.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.