A vida do Flamengo na temporada não é das melhores, mesmo com o time já classificado para as semifinais do Campeonato Carioca. O time carioca terminou a temporada de 2022 campeão da Copa Libertadores da América e na esperança ter um 2023 de sucesso. Pensando dessa forma, a diretoria do tine carioca fechou a contratação do treinador Português Vitor Pereira, contratado em meio a polêmica saída do comandante luso do Corinthians.
O primeiro desafio de Vitor Pereira a frente do Flamengo foi a Supercopa do Brasil diante do Palmeiras. No entanto, dentro de campo o time até que tentou, porém foi derrotado por 4 x 3, ficando com o segundo lugar da disputa. Foi ai que começou o pé atrás do torcedor diante das primeira impressão deixada pelo comandante. Ou seja, pouco tempo depois, o time embarcaria para o Marrocos, no qual disputaria o Mundial de Clubes das FIFA.
Dessa vez, a vergonha flamenguista foi ainda maior, uma vez que não conseguiu nem chegar na final da competição ao ser derrotado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita pelo placar de 3 x 2. Resultado esse que marcou a pior atuação do time brasileiro em uma disputa de mundial de clubes. O resultado negativo somente fez a desconfiança em relação ao trabalho do português aumentar.

Na disputa do terceiro lugar o time derrotou o Al Ahly pelo placar de 4 x 2, diminuindo um pouco o vexame no mundial de clubes. No retorno do time ao país. começou as especulações de que Vitor Pereira estaria balançado a deixar o cargo, Porém, a diretoria alegou que o trabalho do comandante seguiria. No entanto, mais uma vez o trabalho do treinador não apresentou nenhum tipo de evolução dentro de campo.
Nas duas últimas semanas, o clube entrou em campo para disputar a Recopa Sudamericana. O confronto foi diante do Independente del Valle, time equatoriano. No primeiro jogo, que aconteceu no Equador, a vitória do time da casa deixou o Flamengo ainda mais em xeque, já que precisaria vencer por dois gols para tentar a conquista. No entanto, mais uma vez o time deixou o título escapar ao ser derrotado nos pênaltis.
No último domingo, o Flamengo enfrentou o Vasco da Gama no Estádio do Maracanã, em partida válida pela última rodada da primeira fase do Carioca, porém, mais uma vez o clube foi derrotado sob o comando de Vitor Pereira. Agora, mais do que nunca o trabalho do comandante está sob os riscos de terminar de forma melancólica. Por fim, Vitor terá que tentar dar a volta por cima na fase final do estadual, muito para garantir o cargo, mas sim para voltar a fazer o clube jogar bem, assim como terminou 2022. Pelo contrário, mais um vexame poderá ser o último do comandante a frente do cargo.
