Presidente da CBF sinaliza Ancelotti na Seleção; saiba mais

A Seleção Brasileira está sem comando técnico desde a última Copa do Mundo. O Mundial 2022, que aconteceu no Catar, marcou o fim do ciclo de Tite à frente do Brasil. Depois da eliminação nas quartas de final para o Croácia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não se manifestou oficialmente sobre o nome do novo técnico em definitivo. Interinamente, Ramon Menezes, treinador da Seleção sub-20, assumiu o posto e comandou o time principal na derrota para o Marrocos, em um amistoso, por 2 x 1. Com isso, crescem as expectativas de quem poderá assumir o comando da Amarelinha e, aparentemente, um nome italiano surge como favorito. 

A aproximação de CBF e Ancelotti

Com isso, alguns nomes já foram especulados para assumir a seleção pentacampeã mundial, como os portugueses Jorge Jesus e Abel Ferreira, além de Fernando Diniz, que está no Fluminense. Entretanto, o principal alvo canarinho é Carlo Ancelotti. O italiano tem contrato com o clube merengue até junho de 2024 e já declarou publicamente que pretende cumprir o acordo. Contudo, haveria possibilidade do time espanhol abrir a mão do treinador ao fim de junho, quando encerrar a atual temporada na Europa.

Segundo algumas informações de bastidores, o italiano teria sinalizado o interesse de treinar a Seleção Brasileira. E as movimentações têm se mostrado favoráveis para o acordo entre as partes. Isto porque em entrevista ao canal Bein Sports, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, admitiu esperar até junho para acertar a chegada de Carlo Ancelotti. Ou seja, aumentado o prazo de duas semanas atrás, que aguardaria uma liberação do treinador do Real Madrid até dia 25 de maio.

https://twitter.com/futebol_info/status/1654163146234265600?s=20

Os feitos de Carlo Ancelotti, alvo principal da CBF

O treinador de 63 soma grandes temporadas ao longo da sua carreira. Com passagens pela Seleção Italiana, no começo dos anos 90, Parma, Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli e Everton, Carleto ostenta quatro conquistas de UEFA Champions League, o maior vencedor da competição. Além disso, ele venceu 14 títulos nacionais, ganhando nas top-5 ligas europeias.

Atualmente, o treinador defende o bicampeonato europeu pelo Madrid e está classificado para as semifinais, onde enfrentará o Manchester City, de Pep Guardiola. O vasto currículo e o trabalho com grandes nomes da nova geração brasileira, como Éder Militão, Vinicius Junior e Rodrygo no Real podem pesar na vinda do italiano para assumir o comando da Seleção Brasileira.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.