Desde que foi derrotada pela Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, ainda no mês de novembro, a CBF procura por um novo treinador para a Seleção Brasileira após o pedido de desligamento do técnico Tite. Sendo assim, a procura por um novo comandante tem sido intensa, mas pouco eficiente até o momento, já que nenhum nome foi oficializado. Por enquanto, o treinador da Seleção Sub-20, Ramón Menezes é quem está à frente do time principal. No primeiro compromisso da Canarinho pós-Copa, o Brasil foi derrotado pelo Marrocos pelo placar de 2 x 1, em amistoso realizado em março.
A entidade máxima do futebol nacional tem cogitado a possibilidade de trazer um técnico estrangeiro para assumir o Brasil, sendo o nome mais cotado, o de Carlo Ancelotti, multicampeão pelo Real Madrid, e conhecedor de boa parte do elenco brasileiro. Entretanto, o treinador italiano não pensa em sair do time madrilenho neste momento, inclusive, o comandante estendeu o vínculo com o clube espanhol até o final de 2024.
Sendo assim, a CBF procura por uma nova alternativa, e vários outros nomes foram cogitados, como Jorge Jesus, que fechou com a seleção da Arábia Saudita, e até mesmo Abel Ferreira, português que vem fazendo trabalho brilhante no Palmeiras. Pep Guardiola, que acabou de ser campeão da Champions League com o Manchester City foi outro treinador especulado para treinar o Brasil, o lendário treinador espanhol chegou a marca de 35 títulos conquistados na carreira, sendo o segundo maior vencedor de canecos da história do futebol.
Em toda a sua carreira como treinador, Pep Guardiola disputou 821 jogos na carreira, com 600 vitórias, 123 empates e apenas 98 derrotas. Seus times marcaram 2049 gols, média de mais de dois por jogo, e sofreram apenas 626, média de menos de um por partida.
ABSURDO! 🇪🇸
Com o título da Champions League pelo Manchester City, Pep Guardiola se tornou o segundo técnico com mais títulos na história do futebol. Uma máquina de troféus! 🏆🥇
📊 SofaScore#guardiola #barcelona #championsleague #mancity pic.twitter.com/LbYw98nTQw
— Lance! (@lancenet) June 11, 2023
Seleção Brasileira se prepara para dois amistosos
A próxima data Fifa acontece entre os dias 12 e 20 de junho. O Brasil fará dois amistosos, sendo o primeiro deles contra a seleção de Guiné, em Barcelona, em jogo que será marcado por uma manifestação geral contra o racismo por conta dos casos envolvendo Vinícius Júnior. A partida acontece no dia 17 de junho, próximo sábado. Em seguida, os comandados de Ramón Menezes enfrentam a seleção de Senegal, em Lisboa, na terça-feira, dia 20 de junho, às 16h.