Portugal x Uruguai como aconteceu, resultado destaques e reação – 28/11

Para fechar a 2ª rodada da Copa do Mundo 2022, Portugal x Uruguai se enfrentaram, em duelo válido pelo Grupo H da competição, no Estádio Lusail, em Doha, nesta segunda-feira (28). Com dois gols de Bruno Fernandes, os portugueses garantiram a vaga nas oitavas de final e deixaram os uruguaios em situação delicada para a última rodada.

Assista aos melhores momentos de Portugal x Uruguai

https://youtu.be/qSJ4VHHRCnA

1° tempo: Placar zerado e um duelo muito pegado

Logo aos 2′, Mathias Olivera arrancou, mas na hora da finalização, mandou pela linha de fundo, sem muito perigo. Por outro lado, aos 4′, Cristiano Ronaldo serviu, de peito, Nuno Mendes, mas a conclusão, de voleio, passou por cima do gol.

Do lado uruguaio, aos 11′, Giménez testou de cabeça e a bola passou acima do poste superior. Mais tarde, aos 32′, Bentancur arrancou desde o meio campo, passou por três portugueses, mas finalizou em cima do goleiro Diogo Costa.

2° tempo: Superioridade portuguesa, com certeza

Na metade final da partida, aos 6′, Bernardo Silva avançou e tocou para João Félix, mas a finalização passou pela rede do lado de fora. No entanto, aos 8′, em cruzamento de Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo subiu, mas não tocou de cabeça, mesmo assim a bola entrou e Portugal saiu na frente, 1 x 0. Em resposta, aos 14′, Darwin Núñez arriscou chute rasteiro da intermediária, mas sem muita força e para a tranquila defesa de Diogo Costa.

Mais tarde, aos 29′, Maxi Rodríguez acertou a trave direita, em chute forte de fora da área. Na sequência, aos 32′, Arrascaeta cobrou falta e, após disputa pela bola dentro da área, Luís Suárez finalizou, mas a bola saiu pela rede do lado de fora. No lance seguinte, em velocidade, Arrascaeta recebeu na área, mas a tentativa da cavadinha falhou e não pegou altura, assim, ficou tranquila para a defesa de Diogo Costa. Por outro lado, aos 37′, Rafael Leão carregou para o meio e chutou cruzado, mas a bola passou à esquerda.

Até que, aos 44′, Giménez tocou na bola com a mão, ao tentar cortar de carrinho o ataque português, pênalti marcado após a revisão no VAR de Alireza Faghani. Na cobrança, Bruno Fernandes bateu e deslocou Rochet, para marcar o segundo gol lusitano, 2 x 0. Nos acréscimos, aos 51′, Matheus Nunes cruzou e Bruno Fernandes, na segunda trave, finalizou para a defesa, com o pé, de Rochet. Por fim, um minuto depois, o mesmo Bruno Fernandes acertou a trave esquerda.

Portugal x Uruguai – E agora?

Com a vitória, os portugueses estão classificados para as oitavas de final, com duas vitórias em dois jogos. Por outro lado, os uruguaios, que seguem com apenas um ponto, precisam de uma vitória na última rodada, para garantirem a vaga na próxima fase.

Pela última rodada do Grupo H, os confrontos decisivos serão entre Gana x Uruguai e Coreia do Sul x Portugal. As partidas estão marcadas para a próxima sexta-feira (2), às 12h (horário de Brasília).

Foto destaque: Divulgação/FIFA

Payciúma Luiz

Payciúma Luiz

Quase duas décadas acompanhando futebol me obrigaram a seguir esse caminho. Acabei me apaixonando pela metamorfose ambulante do mundo da bola e fiz disso o meu ofício.
@payciuma
24 anos, estudante de Jornalismo na UNIBRA, setorista do Santa Cruz no FNV, do Newcastle no PL Brasil e torcedor do Paysandu Sport Club.